13/12/2013

A DILIGÊNCIA DO CERVO




A diligência do cervo

Habacuque 3.19.

O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.

Algumas características

O cervo é o macho da corsa de espécie cervídeos,

a segunda ordem(Artiodactyla) mais rápida do mundo perdendo apenas para espécie da família felidae que é a chita guepardo que corre até 120km.Hs

Esta espécie de animal (cervídeos) dão, saltos na vertical com as quatro patas simultaneamente, como se nestas tivessem molas. Realizam estes saltos quer a partir da posição parada ou em corrida. E tem a capacidade de fazer a curva na direção que quiser quando estar em alta velocidade.

O cervo tem os mesmo hábito da corsa pois ele diferencia apenas por ter chifre. No inverno os cervos ficam marron, e no verão vemelhado, no outono os chifres caem e na primavera nascem. O cervo prefere realizar suas atividades durante o nascer e o pôr-do-sol é normalmente de hábitos solitários.

Habacuque desejou ter os pés do cervos, pois seus pensamentos estava muito natural, com respeito do que realmente estava acontecendo em Israel. Habacuque não estava entendendo o trabalhar de Deus, e fazia muitas interrogações. Hab. 1.2. Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?

Até, que Deus o leva a entender. E ele diz: Tu saíste para salvação do teu povo, para salvação do teu ungido; tu feriste a cabeça da casa do ímpio, descobrindo o alicerce até ao pescoço.Hab.3.13. Neste momento Habacuque pôde ver que Deus é multiforme em trabalhar, e que o justo não pode viver pelo o que ver e sim pelo o que crer. (O tema de seu livro é...Mas o justo pela sua fé viverá. Hab. 3.4.)

Então a alegria toma conta de seu coração. Hab.3.18. Todavia eu me alegrarei no SENHOR; Exultarei no Deus da minha salvação.

E a compreenção invade sua mente natural, e ele deseja os pés do cervo, pelo fato deste animal ter os pés ágeis e saltetantes para andar nas alturas.

Indicando a vontade de realmente andar junto a Deus.

Razões de desejar-mos de Deus os pés do cervo.

1º Seus pés sempre dará a garantia de liberdade pois esse animal não fica aprisionado, essa ordem tem a capacidade de pular muito bem, e saltar de 3.5 mts a 15 mts de largura. O justo foi chamado a liberdade e não pode viver aprisionado a jugo e fardo pesado posto pelo inimigo. Mt.11.30. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 1° Jo.5.3. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

Gl.5.1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Pula fora meu irmão e ande com Deus.

2° Seus pés ágil e habilidoso dar condição a esse animal fazer curva em alta velocidade desviando de obstáculo e também mudando de direção para outro caminho. Eliminando com isso seus perseguidores, levando-os ao cansaço e capotamento por terra.(Capacidade única nesse tipo de animal). Nunca devemos pegar caminhos que facilite o inimigo nos alcançar. Prov.14.12. Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles são caminhos da morte. Nada como ter os pés ligeiro para desviar-mos desses caminhos e eventuais obstáculos que atrapalha nossa fé. Davi disse: Sl.119.101 Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.

Agindo como Davi agil, faremos o inimigo capotar com a cara no chão, como os perseguidores dos cervos.

3° Seus pés são ágil quando se trata de água. Os cervídeos bramam por água quando migram para outros lugares e ficam bem distante das nascente. O mesmo amam beber água fresca. Com o seu olfato aguçado que lhe permite sentir o cheiro da água mesmo a kilometro de distância sai em velocidade em busca da água e quando encontra sente-se muito alegre.

Graças a os pés ágeis, logo seus sonhos e desejos são realizados.

Pesquisadores afirma que esse animal usa também a água para eliminar o seu cheiro ativo. Devido ter passado muito tempo longe da água o mesmo fica com cheiro bem ativo despertando com isso os predadores sentir o seu cheiro. A água é símbolo da palavra e do Espírito Santo. Davi falou: Sl.42.1. Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! Não podemos ficar sem a presença do Espírito Santo, o mesmo nos dá vida, sustentabilidade e proteção não deixando o pecado se estagnar em nossa vida, evitando-nos ser-mos atacado pelo inimigo. Pois o pecado cheira a morte.

Sejamos diligentes (pés ligeiros) para servir ao Senhor. Ro.12.11. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Pois alma do diligente se farta.Prov.13.4. Domina. Prov.12.24. A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários.

Que tenha-mos os pés dos cervos para corremos de todo o pecado Hb 12.1. Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,

2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Que Deus nos abençoe

Autor: Pr. Sivanildo Torquato Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário