09/11/2013

SENHOR,DÁ-ME SABEDORIA PARA TOMAR DECISÕES CORRETAS


Sentada na sacada da cobertura com vista para o mar que descrevi no capítulo anterior, tive uma visão singular da água lá embaixo. Podia ver claramente onde havia lugares rasos e onde o fundo do mar de repente recuava, tornando a água muito profunda. Observava como as pessoas nadavam uma boa distância e então se viam num lugar tão raso que eram obrigadas a se levantar. A água nessas partes mal chegava à altura do joelho. Era fascinante ver como os banhistas caminhavam na plataforma de areia e de repente caíam nas águas profundas.



Percebi que, se tivesse como me comunicar com eles, talvez por celular ouwalkie-talkie à prova d'água, poderia ter lhes dito que esta­vam perto da beirada. No entanto, eles não tinham nenhuma forma de conexão comigo. Não podíamos nos falar. Assim, era impossível lhes dizer o que eu enxergava de meu ponto de vista.



Acho que o mesmo acontece com Deus. Ele vê tudo, porque está acima de tudo. Se nos comunicássemos com ele regularmente e dis­séssemos: "Senhor, guia-me para que eu não caia", ele nos conduziria para longe da beirada. Tantas vezes, porém, não nos comunicamos com Deus. Não ligamos para ele. Não buscamos sua direção. Não lhe pedimos sabedoria. Não consideramos o ponto de vista dele. E tantas vezes caímos no buraco por causa disso.
Na Bíblia, Ló, o sobrinho de Abraão, acabou sendo capturado pelo inimigo, pois escolheu viver numa terra que ele achou que fosse boa (Gn 13:10,11), mas ela ficava no meio de um povo perverso (Gn 13:13). Ele escolheu o que ele achou ser melhor, em vez do que era o melhor de Deus. Quantas vezes as pessoas não saem da cobertura de proteção divina e desviam-se do melhor que ele tem, tudo porque escolheram o que elas acharam melhor para sua vida? Não pedem a sabedoria e a direção dele.
Todos nós já fizemos isso uma vez ou outra, não é? E só porque andamos com o Senhor há algum tempo, isso não nos torna imunes a esse problema. Podemos pensar que conhecemos a vontade de Deus para uma situação hoje, por causa daquilo que foi a vontade dele da última vez que perguntamos. No entanto, sua orientação anterior talvez não funcione agora. Precisamos sempre pedir a Deus sabedoria e direção.
As coisas de Deus só podem ser discernidas no espírito. O ho­mem natural, porém, não entende isso. "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Co 2:14). Você já observou que fica claro quando alguém sem nenhuma sabedoria faz a coisa errada ou toma uma decisão insensata? As con­seqüências são cristalinas para você, mas o outro não as vê dessa for­ma. É sempre mais fácil enxergar a falta de sabedoria nos outros do que em nós mesmas. É justamente por isso que devemos orar diaria­mente por sabedoria.


A sabedoria significa percepção e entendimento claros. Significa saber como aplicar a verdade em todas as situações. É discernir o certo do errado. É ter bom juízo. É ser capaz de perceber quando você está se aproximando da beirada. É fazer a escolha certa ou tomar a decisão correta. E só Deus sabe qual é ela. "Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir" (Jo 16:13). Não fazemos a mínima idéia de quantas vezes a simples sabedoria salvou nossa vida ou nos livrou do mal ou quantas vezes ela ainda o fará no futuro. É por isso que você não pode viver sem ela e precisa pedi-la a Deus. Precisamos orar: 'Senhor, dá-me sabedoria em tudo o que eu fizer. Ajuda-me a andar em sabedoria a cada dia".




(Trecho do Livro “O Poder da Mulher que Ora” – Stormie Omartian)

Nenhum comentário:

Postar um comentário