14/12/2013

A VIDA NÃO É UM CONTO DE FADAS



Precisamos entender que a vida tem impactos difíceis na estrada. Uma vez que entendo que a vida não é um conto de fadas, fica mais fácil lidar com os problemas...


Estamos errados em pensar que a vida é fácil. O mundo é pecaminoso, caído, e estamos em uma batalha.

Em tempos como estes é sempre bom lembrar que sempre foi assim. Alguns de nós estão tão acostumados a se queimar com as faíscas da vida, que enfrentam os problemas mais leves como se fossem os únicos do mundo a terem conflitos. A verdade é que alguém, em algum lugar do mundo, está enfrentando problemas mais sérios que os nossos.

Quando surpreendidos por um problema, a questão não é perguntar "Porque eu?" ou "Porque isto?" ou "Porque agora?. Na realidade, a única pergunta honesta é: "O que vem agora?". Você e eu não somos os únicos a terem problemas na vida... e não seremos os últimos.

Outra coisa que nos oprime em tempos de conflito é tentar lutar contra vários problemas de uma vez. Corremos aqui e ali disfarçando nossos problemas, mas nunca lidando com nenhum deles na íntegra. Assim, a crise sempre vai voltar porque tratamos com os sintomas, não com o verdadeiro problema.

Certa vez eu escutei a seguinte frase: "Nunca tente resolver todos os problemas de uma vez - alinhe-os um por um. Não importa se você está com três, trinta ou trezentos...separe-os em arquivos simples para que você enfrente um de cada vez." Este é o segredo para o equilíbrio emocional.

Se Deus é o seu Pai, por favor, ligue para casa, ou seja, entre em oração com Deus.

O diabo ri quando fazemos planos. Ele ri quando ficamos muito ocupados. Mas ele estremece quando oramos. Quando você não sente seus pés, é hora de ir para os seus joelhos.

O tempo gasto em comunhão com Deus nunca é perdido. O maior propósito da Fé ou da Oração não é mudar as circunstâncias, é mudar você. Ore para fazer a vontade de Deus em todas as situações: nada mais é importante.

A oração não vai mudar todas as coisas para você, mas com certeza lhe mudará para tudo.

Deus está esperando para ouvir você.

PAZ EM JESUS

VERDADES E MITOS SOBRE A PÁSCOA


Nesta época do ano celebra-se a Páscoa em toda a cristandade, ocasião que só perde em popularidade para o Natal. Apesar disto, há muitas concepções errôneas e equivocadas sobre a data.

A Páscoa é uma festa judaica. Seu nome, “páscoa”, vem da palavra hebraica pessach que significa “passar por cima”, uma referência ao episódio da Décima Praga narrado no Antigo Testamento quando o anjo da morte “passou por cima” das casas dos judeus no Egito e não entrou em nenhuma delas para matar os primogênitos. A razão foi que os israelitas haviam sacrificado um cordeiro, por ordem de Moisés, e espargido o sangue dele nos umbrais e soleiras das portas. Ao ver o sangue, o anjo da morte “passou” aquela casa. Naquela mesma noite os judeus saíram livres do Egito, após mais de 400 anos de escravidão. Moisés então instituiu a festa da “páscoa” como memorial do evento. Nesta festa, que tornou-se a mais importante festa anual dos judeus, sacrificava-se um cordeiro que era comido com ervas amargas e pães sem fermento.

Jesus Cristo foi traído, preso e morto durante a celebração de uma delas em Jerusalém. Sua ressurreição ocorreu no domingo de manhã cedo, após o sábado pascoal. Como sua morte quase que certamente aconteceu na sexta-feira (há quem defenda a quarta-feira), a “sexta da paixão” entrou no calendário litúrgico cristão durante a idade média como dia santo.

Na quinta-feira à noite, antes de ser traído, enquanto Jesus, como todos os demais judeus, comia o cordeiro pascoal com seus discípulos em Jerusalém, determinou que os discípulos passassem a comer, não mais a páscoa, mas a comer pão e tomar vinho em memória dele. Estes elementos simbolizavam seu corpo e seu sangue que seriam dados pelos pecados de muitos – uma referência antecipada à sua morte na cruz.

Portanto, cristãos não celebram a páscoa, que é uma festa judaica. Para nós, era simbólica do sacrifício de Jesus, o cordeiro de Deus, cujo sangue impede que o anjo da morte nos destrua eternamente. Os cristãos comem pão e bebem vinho em memória de Cristo, e isto não somente nesta época do ano, mas durante o ano todo.

A Páscoa, também, não é dia santo para nós. Para os cristãos há apenas um dia que poderia ser chamado de santo – o domingo, pois foi num domingo que Jesus ressuscitou de entre os mortos. O foco dos eventos acontecidos com Jesus durante a semana da Páscoa em Jerusalém é sua ressurreição no domingo de manhã. Se ele não tivesse ressuscitado sua morte teria sido em vão. Seu resgate de entre os mortos comprova que Ele era o Filho de Deus e que sua morte tem poder para perdoar os pecados dos que nele creem.

Por fim, coelhos, ovos e outros apetrechos populares foram acrescentados ao evento da Páscoa pela crendice e superstição populares. Nada têm a ver com o significado da Páscoa judaica e nem da ceia do Senhor celebrada pelos cristãos.

Em termos práticos, os cristãos podem tomar as seguintes atitudes para com as celebrações da Páscoa tão populares em nosso país: (1) rejeitá-las completamente, por causa dos erros, equívocos, superstições e mercantilismo que contaminaram a ocasião; (2) aceitá-las normalmente como parte da cultura brasileira; (3) usar a ocasião para redimir o verdadeiro sentido da Páscoa.

Eu opto por esta última.


| Autor: Augustus Nicodemus Lopes | Divulgação: estudosgospel.com.br |

CERTEZA QUE CONSOLA


Esta mensagem lembra muito as palavras do salmista:


“Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre” (Sl 73.26).

Quando João Batista recebeu no cárcere a confirmação de que Jesus Cristo era realmente o Messias aguardado, teve condições de esperar sua execução sem se desesperar, com o coração consolado.
Em Mateus 11.2-3 lemos:

“Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” Mateus 11.2-3

João Batista, cuja vida apontava para a vinda do Salvador, e, como mensageiro do Messias, tinha a incumbência de preparar o povo de Israel para receber o Ungido, estava preso num cárcere. Nessa aflição, enviou dois de seus discípulos a Jesus com a pergunta: “És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” De repente, o coração de João começou a ser assaltado por dúvidas: esse Jesus era de fato o Messias ou eles deveriam esperar outro? Por que ele começou a duvidar?
Quando ainda batizava no Jordão e Jesus veio ter com ele, João testemunhou com toda a clareza e com certeza inabalável:

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29b). “...eu, de fato, vi e tenho testificado que ele (Jesus) é o filho de Deus” (v.34). Dois versículos adiante está escrito: “e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!” (v.36).

João não apenas cria em Jesus mas estava plenamente convicto de que esse Jesus era o Messias, o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus – sem duvidar e sem vacilar!

Esperanças não-cumpridas... ...vêm acompanhadas de dúvidas. O que João Batista esperava de Jesus? Ele, os discípulos e todo o povo de Israel esperavam o Messias chegando com poder e glória, libertando Israel do jugo dos romanos e estabelecendo o prometido reino messiânico. Mas essa expectativa não estava se concretizando naqueles dias. Ao invés de experimentar triunfo, alegria e regozijo, João Batista foi preso, jogado no cárcere, subjugado e humilhado. Por isso, em sua aflição e em suas dúvidas cruéis, João enviou dois de seus discípulos a Jesus para perguntar se Ele era o Messias prometido.
Seja como for, João dirigiu suas perguntas à pessoa certa. Ele sabia que somente Jesus poderia fornecer uma resposta confiável às dúvidas que assaltavam seu coração, dando nova perspectiva à sua situação nada satisfatória.

Uma resposta maravilhosa e miraculosa Quando os dois discípulos, por ordem de João Batista, perguntaram se Jesus era o Messias prometido ou se deveriam esperar outro, Ele lhes respondeu:

“Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço” (Mt 11.4-6).
Essa era uma resposta que esclarecia e elucidava o assunto. Mas por que ela foi tão minuciosa e tão bem explicada? Será que Jesus não poderia ter respondido com palavras mais breves e mais simples? Por que Ele não disse simplesmente aos enviados: “Digam a João: sim, eu sou o Messias!” Se Jesus tivesse respondido dessa forma, certamente João teria ficado satisfeito naquele momento. Mas depois de alguns dias, com a continuidade de sua aflição pessoal, as mesmas dúvidas voltariam a assaltar sua mente: “Será que Jesus mentiu para mim? Por que continuo na prisão? O que está acontecendo? Precisamos esperar por alguém ainda maior que Jesus?” Dúvidas, perguntas, questionamentos e mais dúvidas, assim como as encontramos com freqüência em muitos casos tratados no aconselhamento bíblico. E, muitas vezes, o resultado dessas dúvidas e questionamentos é a revolta contra Jesus! Não foi por acaso que Ele acrescentou à Sua resposta: “E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço”.
Jesus respondeu de maneira bem diferente do que nós responderíamos e do que esperaríamos dEle. Sua resposta consistiu menos de palavras do que de obras. Ele mandou os discípulos olhar e ver o que estava acontecendo. Jesus também relacionou o que disse às declarações do profeta Isaías. Este havia profetizado que o Servo do Senhor, o Messias, iria pregar boas-novas e curar os quebrantados, sarar os cegos e os surdos e proclamar libertação aos cativos (Is 42.6-7,18; Is 61.1-2). Os dois discípulos de João viram todas essas coisas acontecendo diante de seus olhos. Mencionando tudo isso, Jesus deixou claro para João que Ele representava tudo o que havia sido profetizado acerca do Messias.

Certeza e confiança através do cumprimento da profecia bíblica A resposta de Jesus não foi uma declaração apenas de lábios, não foi um simples sim ou não. Sua resposta estava embasada em fatos incontestáveis, fatos que permitiam a verificação de Sua reivindicação de ser o Messias. Essa resposta representava mais do que milhares de respostas afirmativas:“Sim! Eu sou o Messias!” Agora João tinha certeza absoluta de que esse Jesus era realmente o Filho do Deus vivo e que ele não precisava esperar por mais ninguém!
Antes de ser preso, ele tinha clareza sobre o fato de Jesus ser o Cordeiro de Deus que levaria o pecado do mundo. Mas quando viu que Jesus não libertava os judeus do jugo romano, e quando ele mesmo foi lançado no cárcere e esperava por sua execução, começou a duvidar da identidade de Jesus. Através da resposta dEle, trazida por seus discípulos, foi reconduzido à sua certeza inicial de que Jesus, e nenhum outro, era o Messias.
Mesmo que suas expectativas não tivessem se concretizado, mesmo que sua situação pessoal não tivesse mudado e até piorado, João não se irou contra Deus nem se revoltou contra o Senhor. Ele estava na prisão e não sabia o que lhe traria o dia de amanhã. Sua incerteza em relação ao futuro continuava a mesma, mas apesar disso ele tinha condições de continuar calmo e tranqüilo. Como isso foi possível? Mesmo que a aflição fosse a mesma, a legítima Palavra de Deus vinda da boca de Jesus lhe concedeu força e consolo, esperança e certeza! Agora ele podia viver na convicção de que Jesus era o Messias e que a Palavra de Deus se cumpre – sempre! Diante dessa convicção nascida na fé, todos os outros assuntos perderam sua importância, e João conseguiu colocar todas as questões pessoais em segundo plano. Prisão ou palácio, riqueza ou pobreza, agora apenas uma coisa contava: somente Jesus!
Quais são as nossas expectativas? Qual a nossa esperança? O que nós aguardamos? Talvez você esteja decepcionado porque o Arrebatamento ainda não aconteceu. Você fica irado com Jesus porque continua desempregado? O que pesa em seu coração? Quais os seus questionamentos? Quais as suas dúvidas? O que deixa você insatisfeito? Jesus diz que “bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço”. Certamente nós também temos muitas razões para estarmos satisfeitos, tranqüilos e consolados, para sermos gratos. Paulo escreveu palavras cheias de consolo aos cristãos em Filipos enquanto estava na prisão, não a partir de um palácio em Roma. Essas palavras até hoje trazem conforto e alento renovado também a nós, que seguimos o Cordeiro – a cada um de nós pessoalmente, independentemente das condições em que vivemos e do que estejamos passando:

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.4-7).
Deveríamos confortar e estimular uns aos outros continuamente com essas afirmações, assim como João se alegrou sobremaneira com as palavras que Jesus mandou dizer-lhe! Jesus é o Filho de Deus, Ele cuida de nós, a Palavra se cumpre e Cristo voltará como prometeu (Jo 14.2-3; veja 1 Ts 4.16-18). Até que estejamos para sempre na glória com Ele, pratiquemos o que está escrito em Filipenses 4.6:

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições...” Filipenses 4.6

Então “a paz de Deus, que excede todo o entendimento” guardará nossos corações e nossas mentes “

Autor: Thomas Lieth

REJEIÇÃO DA GRAÇA - A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO


Marcos 3.20

Muito se tem falado ultimamente sobre o Espírito Santo.

Diversos assuntos bíblicos são abordados, assuntos correlacionados à obra e à pessoa do Espírito Santo das maneiras as mais criativas e fantasiosas, que levam as pessoas a extremos insanos como de apelos emocionalistas que não transformam o ser, mas produzem sentimentalismos desenfreados.

Porém, ao ser referida a questão do relacionamento com o Espírito Santo, há um ponto que nem sempre é trabalhado, pois é pouco atraente, nem um pouco contagiante e escassamente emocionante — é a blasfêmia contra o Espírito Santo.

No texto, vemos um quadro onde os escribas revoltados com os ensinamentos de Jesus e Sua autoridade, procuram uma fortim de condená-Lo publicamente e mesmo deturpar os Seus sinais.

Porém, a maneira como Jesus os confrontava quanto à interpretação da Lei e anunciava uma contracultura através do amor, do serviço a favor da retidão que vem do coração, os irritava tremendamente. Associado a este fato, nota-se a preocupação dos familiares de Jesus em poupá-Lo de tais ataques proclamando que Ele estava fora de Si.

O momento era difícil: por um lado era chamado de maioral dos demônios, por outro de lunático; então Jesus fala sobre a blasfêmia contra o Espírito: "Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: pecados, e blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão..." (w. 28-29).

1 - A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO CONSISTE NA REJEIÇÃO DA GRAÇA
Há muita confusão sobre o que é na verdade a blasfêmia contra o Espírito Santo. Isto se deve ao fato das diversas correntes de interpretação do assunto o fazerem segundo suas normas eclesiais e para satisfazer a curiosidade sem profundidade de muitas pessoas.

Uns dizem que a blasfêmia contra o Espírito Santo é o cair da graça, ou seja, perder a salvação após tê-la experimentado.

Então, o que se conclui é que a graça nunca foi de fato graça, mas ameaça a uma maior desgraça. Na história da Igreja cristã, muitos estudiosos emitiram seus pareceres neste assunto.

Para Irineu era a rejeição do Evangelho; para Atanásio era a negação da divindade de Cristo, a qual foi evidenciada ao homem pela concepção do Espírito Santo; para Orígenes era toda a quebra da Lei após o batismo; para Agostinho era a dureza do coração humano rejeitando a obra de Cristo.

Pelo texto pode-se concluir que tal pecado consiste na rejeição da Obra, Divindade e Ministério Salvífico de Cristo. Nós obtemos o perdão e a remissão dos nossos pecados pela aceitação do sacrifício de Cristo na cruz.

A negação de tal fato, implica em não anulação dos pecados. Ou mais: se é o Espírito que nos convence do pecado e nos conduz ao arrependimento e consequentemente ao perdão, é a rejeição durante esta vida toda de tal obra. Judas Iscariotes é um exemplo bíblico bem claro de tal fato. Judas viu Jesus de perto, participou de Seu ministério, ajudou em milagres, conhecia os lugares de oração, porém, não conhecia a Cristo como seu Salvador.

Os Escribas também conheciam muito bem a Lei e os profetas, sabiam de cor suas orientações, mas negavam e rejeitavam o seu cumprimento em Jesus.

Jesus enviou Seu Espírito para realizar a obra de convencer o homem e levá-lo ao Evangelho. A rejeição deste Evangelho não tem perdão, pois se constitui no pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo.

2 - A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO RESULTA EM CONDENAÇÃO ETERNA
O texto que nos serve de base faz alusão aos resultados imediatos e vindouros de tal pecado. O pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo é algo que traz terríveis consequências.

Aquele que incorre neste pecado está destinado à perdição. Nenhum outro pecado é tão terrível em consequências como este. A ausência de perdão é fatal. Pois o perdão é o elo de religação, restauração entre a divindade e o homem. Sem este elo, Deus é inacessível ao homem.

Sem o perdão não existe possibilidade de redenção, de comunhão, de andar junto, de desfrutar e compartilhar com Deus. Sem o perdão não há salvação. Quando Deus recebe o homem em Seu descanso eterno, é porque em Cristo houve perdão de pecados, e por este meio o homem é reabilitado a desfrutar das delícias do Senhor. No presente, o homem é restaurado de suas iniquidades que fazem separação entre ele e Deus.

O endurecimento de coração do homem diante de Deus e a rejeição do seu amor fazem com que ele permaneça no estado de condenação.

Por outro lado, Jesus afirma: "todo aquele, pois que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha" (Mt 7.24). O crente verdadeiro não comete este pecado, e a evidência disso é o acolhimento da Palavra do Senhor e a sua prática.


3 - A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO É UMA ATITUDE QUE PODE SER CORRIGIDA
A recusa da graça de Deus em Cristo Jesus leva à condenação eterna. No entanto, essa blasfêmia contra o Espírito Santo pode e deve ser corrigida, pois o que Deus deseja é a salvação de todos os homens (I Tm 2.3-4).

A verdadeira solução para a blasfêmia contra o Espírito Santo encontra-se na afirmação bíblica: "... hoje se ouvirdes a sua voz não endureçais os vossos corações..." (Hb 3.7-8; SI 95.7-8). Assim, a solução está na volta para Deus, através do arrependimento e da fé no Senhor Jesus.

Dai, podermos afirmar que o pecado imperdoável torna-se perdoável através da conversão.

Alguém já disse: "O caminho de Deus não é fechado contra ninguém, senão para aquele que o fechou contra si mesmo".

A partir do arrependimento e da conversão, esse caminho é desobstruído, o perdão de Deus é estendido e o Espírito Santo, passa a morar no coração do arrependido, confirmando que ele já não é mais um blasfemo.

Na opinião de C. Senft "cada indivíduo deve combater sem tréguas o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo, clamando pelo Espírito Santo, arrependendo-se e obedecendo” (Lc 11.13).

DISCUSSÃO
1. Quem é que blasfema contra o Espírito Santo?
2. O comportamento de alguém pode levar outras pessoas a blasfemar contra o Espírito Santo? Explique.

PARA PENSAR
A partir do arrependimento e da conversão, esse caminho é desobstruído, o perdão de Deus é estendido e o Espírito Santo passa a morar no coração do arrependido, confirmando que ele já não é mais um blasfemo.

Autores: Rev. Anderson Sathler, Rev. Dionei Faria, Rev. Eneziel Peixoto de Andrade, Rev. Sérgio Pereira Tavares e Rev. Wilson Merick de Souza

CRENTES NÃO TRANSFORMADOS


Romanos 12:2

Transformação é uma palavra chave na vida de cada pessoa que se identifica como seguidora de Jesus Cristo. As nossas igrejas estão cheias de simpatizantes e admiradores dos ensinamentos de Jesus, porém com tristeza vemos muitos crentes viverem de forma bem distante e diferente da proposta de Jesus. A transformação de que fala a Bíblia é uma condição inegociável para o cristão, ela á ampla e global, é renovação da mente, é a mente da pessoa que controla sua vida, que determina suas ações, seu procedimento, por isso a Bíblia diz que a renovação, a mudança, a transformação precisa acontecer na mente. Há muitas idéias erradas sobre transformação:

Transformação não é somente ir a igreja em todas as reuniões, participar dos cultos, andar com a Bíblia e dizer sou crente, ou ainda encher o automóvel de adesivos.
Transformação não é somente deixar de fumar, beber, jogar e outras coisas similares.
Transformação não é somente falar do que Jesus faz ou pode fazer.
Transformação não é somente deixar de andar em companhia de pessoas margilalizadas pela sociedade.

Com certeza essas coisas sozinhas, não mostram uma verdadeira transformação, é preciso muito mais. “Se a vossa justição não exceder em muitos os escribas e fariseus de modo algum entrareis no reino de Deus” Mt.5:20. As nossas igrejas tem muita gente que necessitam de uma real e verdadeira transformação. A falta de uma vida verdadeiramente transformada tem impedido muitas pessoas de se aproximarem do evangelho de Jesus Cristo. A força do evangelho está na transformação que ele produz; precisamos nos libertar do velho homem com todos os seus resquícios e sermos revestidos de uma nova vida. Imagine uma esposa que diz para o seu marido - “ Eu, agora sou crente”, mas continua a brigar com o marido por tudo, a falar mal da vizinha, e ainda diz para o marido você precisa se converter.

Que exemplo esse marido tem da esposa? Que evangelho é esse?. Pense, em um filho que vai a todas as reuniões da igreja, é lider dos jovens ou dos adolescentes, mas em casa é respondão, briguento, irrita-se com facilidade, é grosseiro, não respeita os pais, quando voce acha que os pais desse jovem vão desejar aceitar o mesmo Jesus do seu filho? E o inverso é verdadeiro tem pais que oram anos a fio pelos seus filhos, porém nunca deram um testemunho que tenha provocado em seus filhos o desejo de servir ao mesmo Deus que eles. Que dizem os colegas de trabalho de um crente mal humorado, que nunca está pronto para ajudar ninguém, está transformado porque vai a igreja e é só, alguém vai desejar conhecer o Jesus dessa pessoa. O que dizer do jovem, da jovem que escandaliza os novos convertidos, pois falam mal, e as vezes até criam barreiras entre os irmãos, como será o Jesus dessa pessoa. “ Aquele que diz que está nele, deve andar como ele andou” I Jo.2:6.

O mais difícil é que tem pessoas que se acostumam a serem assim, e acham que não tem nada demais, porém fazem mal para si e para os outros. Não estamos falando que podemos viver sem pecar, pois isso é impossível enquanto estivermos aqui na terra. Transformai-vos, essa é a ordem de Jesus, para vida de todo aquele que é nascido de novo. Transformai-vos o vosso modo de pensar, de falar e de agir, com certeza as pessoas verão a diferença e quando vêem esta diferença dizem, verdadeiramente o evangelho transforma.

Quer ganhar seu marido para Jesus, seja uma pessoa transformada, deixe Jesus agir em tua vida. Quer ganhar sua esposa para Cristo, seja um exemplo de marido, em todas as áreas, seja um servo usado por Deus. Quer ganhar teu filha, tua filha, ore por ele, por ela, mais mostre que você é um pai, uma mãe diferente, que há algo divino em você. Jovem quer ganhar seus pais para Cristo, quer levá-los aos pés de Jesus, seja um filho transformado, uma filha transformada. Está em nossas mãos fazer a diferença. Como é bom ouvirmos, de um pai, o meu filho é outro desde que aceitou a Jesus. Quantas esposas podem dizer, foi o testemunho do meu marido, que me trouxe a Jesus. O mundo quer ver Jesus em nós, nos nossos atos, nas nossas palavras, não afaste pessoas de Jesus, seja um crente transformado, seja diferente. Ame, perdoe, ajude, coopere, compreenda, ganhe vidas para Jesus, enntregue sua vida para Jesus.


Autor: Pastor Jorge Luiz Cesar Figueiredo

SEI DICAS PARA LER A BÍBLIA


Há diversas formas de se olhar para o texto bíblico. Por ser um Livro com milhares de anos de existência e que traz em seu conteúdo verdades de fé, é possível lê-lo de várias maneiras.

É claro que estas aqui apresentadas não são as únicas, mas procuramos apresentá-las de maneira complementar – uma não exclui a outra – e todas elas podem se mostrar válidas aos seus objetivos.


Confira 6 planos para a leitura da Bíblia:1°) Leitura Literária – Faça da leitura um hobbie.
2°) Leitura Histórica – Compare os fatos bíblicos com a História Geral.
3°) Leitura Devocional – Procure se concentrar nas verdades reveladas; acima de tudo, são estas verdades que Deus quer lhe falar.
4°) Leitura Técnico-pastoral – Lembre-se sempre que a Palavra de Deus é soberana, assim tenha uma atitude humilde de buscar somente o que o próprio texto diz e nunca levar convicções pessoais ao texto.
5°) Leitura Crítica – É fundamental neste nível de leitura que não se despreze nenhum recurso disponível na obtenção da verdade e dos argumentos originais.
6°) Leitura Apologética – Sendo este o caso, é importante conhecer os conceitos e doutrinas do oponente para que se busque textos que afirmem diretamente as verdades doutrinárias que se deseja enfatizar.

Seja qual for seu objetivo ou motivo, leia sempre a Bíblia.


| Autor: Pr Jabes Nogueira Filho | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |

OFERTA DE MAJARES


Quando alguma pessoa fizer oferta de manjares ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha; nela, deitará azeite e, sobre ela, porá incenso. Da oferta de manjares tomará o sacerdote a porção memorial e a queimará sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR. Levítico 2:1 e 9.

A oferta de manjares ou oferta de cereais tipifica Cristo em Seu viver humano. A fina flor de farinha, o elemento principal da oferta de cereais, significa a humanidade de Cristo, que é fina, perfeita, tenra, equilibrada, e adequada de toda maneira, sem qualquer excesso ou deficiência. A fina flor de farinha da oferta de manjares era produzida a partir do trigo que tinha passado por muitos processos, que significam os vários sofrimentos de Cristo que O fez “um homem de dores”. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Isaías 53:3.

A oferta de manjares fala da humanidade pura e perfeita de nosso bendito Senhor, e é um tema que requer a atenção de todo o verdadeiro filho de Deus. Existe, contudo, uma consideração que devemos apreciar de uma forma fundamental, que é a doutrina da humanidade de Cristo. Sabem por quê? Porque satanás tem procurado diligentemente, desde o princípio, induzir as pessoas em erro a este respeito. Quase todos os erros principais que se têm introduzido na igreja, revelam o propósito satânico de minar a verdade quanto à Pessoa de Cristo. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:1 e 14

Todas as ofertas de manjares eram oferecidas e queimadas sobre o altar, significando que Cristo em Sua humanidade oferecida a Deus, como alimento, passou por meio do fogo testador. O fogo em Levítico 2 significa o Deus consumidor, não para julgamento, mas para aceitação. O consumir da oferta de manjares pelo fogo significa que Deus aceitou Cristo como Seu alimento de cheiro suave. O preparo da oferta de cereais em um forno, em uma assadeira, ou em uma frigideira, significa diferentes tipos de sofrimentos experienciados por Cristo em Sua humanidade. Vocês se lembram de um bolo perfurado, relacionado ao verbo traspassar? O perfurar ou traspassar dos bolos significa um tipo dos sofrimentos de Cristo em Sua humanidade. Contudo, um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. João 19:34.

Na oferta de manjares, o azeite e a fina flor de farinha são mesclados e não podem ser separados. Consequentemente, comer a fina flor de farinha é comer o azeite. A figura em Levítico 2 indica fortemente que a maneira de sermos nutridos com a humanidade de Cristo, e, portanto experienciá-lO em Seu viver humano é pelo Espírito. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. João 6:51.

A necessidade urgente do nosso coração é conhecer este Homem perfeito em sua humanidade. Aquele que se fez carne, Ele é o amado de nossa alma e o nosso coração anseia por isto. Se estivéssemos compenetrados, providos de uma fé simples, da verdade que à direita da Majestade nos céus está um Homem real. Um cujo amor é insondável, cujo poder é onipotente, cuja sabedoria é infinita, cujos recursos são inesgotáveis, cujas riquezas são inexauríveis, cujo ouvido está sempre atento às nossas petições, cuja mão está aberta a todas as nossas necessidades, cujo coração está cheio de ternura e amor inefável por nós. Se tivermos a visão de Cristo quanto mais felizes e não há nada que o coração possa desejar que não tenhamos em Jesus. Porém Cristo é tudo em todos. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade; Colossenses 3:11b. e 2:10.

Quão confortante e edificante é para “o homem interior” estar ocupado com Aquele que foi perfeito e é perfeito em todos os Seus caminhos e que em tudo deve ter a preeminência! Queridos irmãos, a sombra deste Homem perfeito passa perante nós na “flor de farinha” que formava a base da oferta de manjares. Não havia nela um grão mal moído. Nada desigual, nada desproporcional, nada revelava aspereza. Não importava qual fosse a pressão vinda do exterior, a superfície era sempre uniforme. O Senhor nunca foi perturbado por quaisquer circunstâncias. Nunca teve de retroceder um passo ou retirar uma palavra. Viesse o que viesse enfrentava sempre as circunstâncias com aquela uniformidade admiravelmente simbolizada na “flor de farinha”. Agora podemos entender Hebreus 4:15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

Quem de fato possuía e possui a perfeição total e absoluta é somente Cristo Jesus. A concepção da humanidade de Cristo, pelo Espírito Santo, no ventre da virgem descobre um dos mais profundos mistérios que pode prender a atenção da mente renovada. É plenamente revelado no Evangelho de Lucas; e isto é inteiramente característico, visto que, através de todo esse evangelho, parece ser objetivo especial do Espírito Santo revelar, na Sua maneira terna e divina, “o Homem Cristo Jesus”. Jesus foi perfeito em toda Sua maneira de viver, porque não tinha pecado. Ele veio para tirar o pecado, por isso Ele era o ente santo, separado dos pecadores. Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. Lucas 1:35.

Desta magnífica passagem aprendemos que o corpo humano que o Filho eterno de Deus tomou foi formado pela “virtude do Altíssimo”. Um corpo lhe foi preparado. Vamos ler dois textos: Salmos 40:6 e Hebreus 10:5 Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres. Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste.

Foi um verdadeiro corpo humano; verdadeiramente “carne e sangue”. Não há aqui fundamento possível para as teorias inúteis e inconsistentes do agnosticismo ou misticismo; nenhuma justificação para as frias abstrações do primeiro ou a fantasia obscura do último. Tudo é profunda, sólida e divina realidade. O que os nossos corações necessitam é precisamente o que Deus nos deu. A primitiva promessa havia declarado que “a semente da mulher havia de ferir a cabeça da serpente”, e ninguém, a não ser um verdadeiro homem, podia cumprir esta predição, alguém cuja natureza humana fosse tão real quanto era pura e incorruptível. E todos aqueles que não creem neste fato da encarnação de Cristo, infelizmente fazem parte do anticristo. Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo. 2 João 1:7. Cristo, o Deus que foi manifestado em carne, foi necessário que sofresse para perfeita manifestação e pleno cumprimento do grande mistério da redenção. Era Seu supremo propósito “trazer muitos filhos à glória”. Não queria “ficar só”, e, portanto, Ele, como “o grão de trigo”, devia “cair na terra e morrer”. Quanto melhor compreendermos a verdade da Sua Pessoa, tanto melhor compreenderemos a graça da Sua obra. Quando o apóstolo fala de Cristo como havendo sido consagrado pelas aflições considera-O como “o príncipe da nossa salvação”. É motivo de grande alegria e louvor crermos que na Sua morte Ele também nos levou a morrer em Seu corpo Santo naquela cruz. O Justo morreu pelos injustos para nos conduzir a Deus. Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, 1 Pedro 3:18. Aleluia!


| Autor: Claudio Morandi | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |

APRENDENDO A ESPERAR


Tema: ESPERANÇA

"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” Salmos 40.1

Introdução: Esperar não é fácil. Vivemos um século onde tudo acontece com rapidez e as pessoas estão dispostas a pagar para não esperar. A sociedade moderna é imediatista. Contudo, a vida já começa com a espera de nove meses para nascer e continua com uma sequência de esperas até o fim. A grande dificuldade para esperar é a dúvida se vai acontecer o que se espera.

O que você está esperando?

Vamos refletir a diferença entre esperar e não esperar:

1- DESESPERO = não + esperar: Salmos 69.3 “Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de tanto esperar por meu Deus”

Quem não sabe esperar, vive em desespero. Uma pessoa desesperada perde toda a expectativa de conseguir vencer e pensa que não adianta mais esperar. Muitas pessoas são apressadas porque já se frustraram muito e não conseguem aguentar a possibilidade de ficar esperando e depois não ser atendidas. Este também é um comportamento infantil, quando a mãe não ensina o/a filho/a.

Exemplos de pessoas que não souberam esperar:
- a mulher de Ló não aguentou esperar e olhou para trás (Gênesis 19.26);
- o povo de Israel não esperou Moisés descer o monte e fizeram o bezerro de ouro (Êxodo 32.1,2);
- o filho pródigo não quis esperar o tempo certo de receber sua herança (Lucas 15.11-13);

Para curar o desespero é preciso aquietar o coração na presença de Deus, por isso a Palavra diz “voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro” (Zacarias 9.12). O cristão deve usar o capacete da salvação (Efésios 6.17) para proteger sua mente de todo pensamento que tire sua esperança em Deus.

Espere um pouco mais!

2 – ESPERANÇA = esperar + crer: Salmos 62.5 “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança”

A Esperança é a continuação da fé. Ter esperança é esperar acreditando. Quem espera com dúvida, não tem esperança. Por isso devemos esperar no Senhor, pois sabemos que não seremos decepcionados por Ele. Esperar em Deus é ter certeza de resposta no tempo certo.


Exemplos de pessoas que souberam esperar:- Noé e sua família esperaram as águas do dilúvio abaixarem (Gênesis 10.8-10);
- Abraão que esperou contra a esperança e teve seu filho (Romanos 4.18).
- Davi esperou o tempo certo de ser rei mesmo depois de ungido;
- Jesus esperou trinta anos para iniciar seu ministério;

O livro de Salmo traz várias palavras em oração falando sobre esperar em Deus, quando o salmista diz “e eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança” (Salmos 39.7). Somente no Salmo 119 o autor fala quatro vezes sobre esperar “na Tua palavra” (Salmos 119.49,81,114,147) mostrando que quando Deus faz uma promessa, devemos esperar confiando que se cumprirá.

Mesmo que tudo pareça contrário, devemos dizer “aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra” (Salmos 130.5). Se você está achando difícil esperar, busque na Palavra de Deus uma fonte de esperança, para que você não espere sem ter a fé que vem pelo ouvir (Romanos 10.17).

Vale a pena esperar!

Tenha esperança no Senhor!

CONCLUSÃO:
A paciência é fruto do Espírito, também chamada de longanimidade ou ânimo longo (Gálatas 5.22). Jesus prometeu que “os mansos herdarão a terra” (Mateus 5.5) porque ‘a pressa é inimiga da perfeição’. Muitas vezes passamos por situações que são para nos ensinar a ser perseverante e aprender a esperar porque “a tribulação produz perseverança e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Romanos 5.3,4).

Esperar no Senhor é ter fé!


| Autor: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |

A BÍBLIA A ARMA QUE PARALISA O INIMIGO, E TRAZ O RELATO DE SUA FAQUEZA


A Bíblia é....



Arma que paraliza o inimigo, e traz o relato de sua fraqueza

Imagine! Você tem um inimigo que conhece suas fraquezas, anda te ameaçando, fazendo laços para te derrubar, deseja arduamente acabar com a sua vida, e vive na espreita contra você. Daí, venhe alguém, e lhe dá um relatório de todas as fraqueza, deste inimigo, dando-lhe também uma arma que você pode usar quando quiser para paraliza-lo.

Como então viveria? É evidente que não teria mais medo desse inimigo; e qualquer investida dele; iria no seu ponto fraco, e usaria a arma paralizadora, e saria completamente vitorioso. Sem dúvida!

Pois, tudo isto não fica apenas na imaginação, mas é a pura verdade, todo homem, quando sai do domínio do pecado e recebe o perdão de Deus. Ele terá o maligno como seu maior inimigo. Este inimigo conhece a natureza humana, e nada nessa terra tem o poder de deter-lo. Nem sabedoria humana, nem força e riqueza poderá paraliza-lo. Há não ser! A palavra de Deus.(A BíbliaSagrada). A palavra de Deus é a única maneira de descobrimos a fraqueza deste inimigo, e derrota-lo sempre.

Razão pela qual podemos fazer isso? Jesus!

Ninguém é mais digno para contar os pontos fracos do diabo e aconselhar o homem a derrota-lo, do que aquele que o derrotou.

O diabo procurou vencer o Salvador antes dele completar sua missão redentora.

Mas, Cristo saiu vitorioso de cada batalha que disputou com o enganador. Não cometeu um único pecado, diz-nos a Bíblia. Por sua morte na Cruz do Calvário, adquiriu Ele o direito de livrar os que estão presos no cativeiro de Satanás, contanto que aceitem a Sua morte. Instigando a morte de Cristo Satanás lavrou sua própria derrota, caiu do seu império, e foi lançado a vergonha. Aleluia!

O inimigo tem ódio da palavra de Deus, devido a mesma revelar suas derrotas e como paraliza-lo.

Jesus não só derrotou como também deu autoridade a todo aquele crer derrota-lo. Luc.10.19. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mar.16.17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios.

Para paraliza-lo. Basta-nos usarmos o nome de Jesus e amarra-lo.

Contudo não devemos esquecer que esse inimigo não se dá por derrotado.Tg.4.7. Pontanto a guerra é declarada. É Por isso que Bíblia nos traz informações importantes, e nos aconselha a...Ef.6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Andar na verdade, viver a justiça de Deus, pregar o evangelho, estar conciente que Jesus é o salvador, Conhecer a palavra e usar a fé... Aí meu irmão! Não a diabo que aguente.

Paulo disse... Sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Quando temos fé na palavra de Deus, podemos usa-la em todos os combates.

Jesus deu este exemplo em uma de suas batalhas antes do calvário. Mt 4.3.

3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Deut.8.3

6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo;

7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.Ex. 20.7

9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.Exo.20.3.

Com essas atitudes Jesus o derrotou usando apenas a palavra de Deus. João disse: 1º Jo.2.14 Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

Muitos perdem batalhas pelo fato de não gostarem de ler a Bíblia, outros ler, mais não agi como Ela manda, não assumi a autoridade que ela declara. É impressionante a falta de responsabilidade na caminhada. As pessoas aceitam a Jesus. Mas não assumi a posição de filho, João disse: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Jo 1.12.13.

Filho tem autoridade, filho, não é estranho, não é servo. Boa parte do povo de Deus hoje se posiciona como servo, e acreditam que só os pastores e os bispos são os filhos de Deus, aí quando o inimigo investe, eles acham que não são nada. Tudo porque... Ou não conhece! Ou conhece e não assumi a palavra.

Paulo disse aos galatas.4.7. Assim que já não és mais servo, mas filho;

1°Jo.5.18... Mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

Podemos ver então, que a Palavra de Deus, dá o relato de toda fraqueza do

inimigo e é arma paralizadora, e que não existem outros meios para vence-lo o inimigo.

Crucifixo, dente de alho no bolso, arruda na orelha, Bíblia aberta dentro de casa, banho de sal e.t.c. Nada disso adianta.

Para vencer o inimigo, necessário é, conhecer bem o inimigo. Assim, tudo se tornará mais fácil para derrota-lo.

Leia a Bíblia! Conheça seu inimigo! E seja mais que vencedor diante dele.







Autor. Pr.Sivanildo Torquato.

A BÍBLIA O TESTAMENTO DE MAIOR HERANÇA JÁ DEIXADO A UM HERDEIRO


A Bíblia é...



O Testamento de maior herança já deixado a um herdeiro

Testamento é a manifestação de última vontade pelo qual um indivíduo dispõe, para depois da morte, em todo ou uma parte de seus bens.

Normalmente os testamentos contém disposições de ordem patrimonial podendo também conter disposições de outra natureza.

A Bíblia é um grande testamento dividido em duas partes... O velho, e o novo testamento. Sendo que o velho testamento, é uma formar de explicar o novo testamento. Heb.10.1. As histórias vivida pelos homens no passado, os ritus cerimonias, tem a importância de informar tanto a fidelidade quanto o caráter do testador, como também nosso futuro com Ele, a forma do reino, e a maneira que devemos aguardar a nossa herança. Exemplo: O reinado de Davi. ( Domínio e força)

(I Cr. 11 : 9). Indica que vamos herdar um reino dominante e forte. O reinado de Salomão. Indica um reino de: ( Paz, Sabedoria e riqueza). 2º Cr.1.12. A vida de José é a maior história do velho testamento que tipifica a vida de Jesus o testador. Fala de perdão de amor e fidelidade.

Vimos histórias de homens que não deram crédito a palavra de Deus, e que fim levaram: Coré, Datã e Abirão. Nu. 16.32. e outros...( A incredulidade e desobediencia exclui do testamento quem quer que seja). Prov.4.13 Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.

Alguns rituais apontavam para morte do testador:

Todos os animais que eram sacrificado pelos erros e pecados do povo, apontava para a morte do testador (Jesus). Pois os mesmos nesses casos tipificada o Cristo. Lev.cap.4.5.6. Isaias 53.7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

Podemos ver! O velho testamento não é apenas a lei de Moises, e nem histórias de fé exaltando os homens de Deus, como muitos pensam. Mas, em um todo, ele passa pra nós, um apoio ao novo testamento com tipicações, e alegorias, inaltecendo o testador no diz a...Fidelidade, caráter e amor.

No novo testamento, estar a morte do testador:

Para uma herança ter valia duas coisas tem que ser considerada; A lavração do testamento,(A Bíblia) e a morte do testador (O calvário). Heb.9.16 Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.

17 Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Lc 23.46 E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.

E estar tudo quanto vamos receber: Apo.21.

2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

Jesus afirmou que temos uma herança para receber...Mt.25.34.

Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

No velho testamento vemos Deus cumprindo suas palavras, levando o seu povo a uma herança transitória, passageira.

Quanto no novo, está inserido uma herança intransitória, não passageira, com um maravilhoso convite de sermos herdeiro dessa grande herança.

Jesus disse que o maior motivo de nossa alegria deveria ser por essa razão. Luc.10.20. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

E a única forma de aceitar o convite, é pedindo perdão dos pecados, e ter o testador ( Jesus ) como o filho de Deus e único Salvador. Isso o tornará filho de Deus e herdeiro por direito. Gl.3.29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Caso contrário perderá de Deus toda herança, pricipalmente a vida eterna que é maior benção garantida.

Portanto a Bíblia é um testamento lavrado para aqueles que hão de herdar as riquezas de Deus.

E o importante também, é, que nesse testamento está o registro de adoção de filho, pois se vamos herdar é porque somos filhos de Deus. Ro.8.15.16.17 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo. (Desprezar a palavra! É jogar fora o registro de filho de Deus).

Como também a afirmação de um pagamento de dívida, que tinhamos para com Deus antes da adoção. Isso cancelaria todo direiro no testamento. Mas, Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu nos fazer filhos e herdeiro de Deus.

Portanto a Bíblia é um grande testamento que nos dá todos os direitos legais perante o tribunal celeste para recebermos tanto aqui, quanto no porvir as benção de Deus. "Nunca abra mão desse testamento, pois vamos perante ao juiz com o mesmo na mão." Ou seja! No coração. A falta dele nos deixará com certeza de fora.





Autor. Sivanildo Torquato

A BÍBLIA É O ÚNICO INSTRUMENTO DE VISÃO QUE MOSTRA DEUS TÃO PERTO


A Bíblia é...



O único instrumento de visão que mostra Deus tão perto

O instrumento de visão do homem é o telescópio ou luneta astronómica que permite estender a capacidade dos olhos humano de observar e mensurar objetos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe o que quiser. É um instrumento que permite apenas ver no plano físico.

Para o plano espiritual, o único instrumento de visão que leva ver Deus, foi criado por Ele mesmo. Chama-se a Bíblia.

Sabemos que desde o ínicio a presença de Deus era real e constante aos olhos de Adão e Eva. Gn. 3.8. Depois que o mesmos cometeram pecados, Deus não mais se deixou ver. Exo.33.20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.

Contudo podemos ver a sua existência pela natureza. Sal.19.1 Os céus manifesta a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

Alguns andam dizendo que a natureza é Deus! Mas, isso não é verdade.

"A natureza apenas estar dizendo"... A um Ser muito sábio que mim criou! E, este Ser, chama-se Deus. Portanto a natureza apenas faz uma afirmação de sua existência.

E por um breve périodo de 33 anos os homens viram em forma de homem na pessoa de Jesus. Jo.14.7.8.9.Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

Este é o périodo, em que palavra se fez carne, Jo.1.14. E tudo quanto a carne falava, falava de Deus. Jo.14.10

Jesus se ausentou e foi aceito ao céu, mas deixou conosco o instrumento de visão, onde podemos vê-lo, ouvi-lo e senti-lo bem de perto. Jo.14.21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Se temos a palavra de Deus, temos a presença dele.

Heb. 4.12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Veja que só a Bíblia leva estes títulos ( viva, penetrante, e eficaz.)

De fato, Deus está em Espírito na palavra.

"Alguém disse: "A Bíblia aberta é a boca de Deus falando". Concordo! Se alguém quer ouvir Deus falar! Leia a Bíblia!

A Bíblia é um telescópio que amplia a imagem de Deus e traz aos olhos do espírito." É impossível o homem, ler a Bíblia, e não ter uma sintonia com a divindade, ainda que, ele não queira assumi essa sintonia, mais sentirá.



Procurar ver Deus sem a Bíblia, é mesmo que procura ver o planeta plutão a olho nú.

Nada pode mostrar Deus com tanta nitidez do que a Bíblia.

As religiões, as filosofias, os supostos profetas, só confunde e afasta Deus dos olhos humano. Este é o erro de muita gente, achar que todas as religiões leva a Deus, que dogmas de Igrejas, aproxima Deus ao homem, e que para ouvir Deus falar tem que pedir para o profeta orar na cabeça! Temos que ser Cristão e não religiosos, temos que viver o que a palavra ensina e não os que o homens acham, acreditar sim; que a palavra já é o suficiente para salvação.

Sei, que Deus, segundo a sua soberania pode falar conosco usando alguém, mas, para isto, não precisa ninguém sair por aí desesperado atrás de um ou de outro para orar na cabeça. Fazer isso, só entristecerá a Deus. Como também, dará lugar ao diabo trazer resposta segundo a nossa vontade e não da de Deus.

Busquem Deus pela palavra, Ela é o único instrumento que mostrará Deus sem sombra de dúvida e com muita clareza.




Autor. Sivanildo Torquato.

A BÍBLIA É A RODOVIA ILUMINADA QUE LEVA AS MANSÕES CELESTE


A Bíblia é...



A rodovia iluminada que leva as mansões celeste

Rodovia é um caminho público, construído de acordo com certos requisitos técnicos, para facilitar o tráfego de trasnportes a cada destino escolhido.

Todo o homem devido o pecado foi destituido da glória de Deus. Ro.3.23. E perdeu o endereço, não tinha como voltar.

E como chegar até lá ? Se não sabemos o caminho! Lembramos da pergunta de Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

Jo 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Veja; Jesus está dizendo que é o caminho é a verdade (a palavra) e ninguém poderá chegar no céu sem recebe-lo e assumir a verdade.

Jesus é o único capaz de levar o homem ao céu. Por dois motivos:

Pela força da redenção.

As nossas fraquezas chamada pecado, não dava a mínima condição de pegar esta rodovia estavamos completamente mortos. Portanto a força da redenção nos vivificou,Ef.2.1. Hoje podemos pegar esta rodovia rumo ao paraiso. Jo.3.16

E pelo fato de conhecer o caminho.

O caminho é a palavra, ninguém nesta terra viveu a palavra de Deus na integra como Jesus. Portanto Ele conhece a palavra, Ele é a palavra.

Vemos por aí as pessoas querendo ir para o céu sem dá nenhum crédito a Bíblia Sagrada a rodovia que Deus construiu para nos levar ao Paraíso.
Com certeza estão perdidinho fora do caminho. Deus tenha misericodia dessa gente!

O céu é uma realidade, é o lugar para todos aqueles que querem mora com Deus.

Mas para chegar lá! Necessário é, colocar o pé nessa rodovia e seguir todas as suas orientações. A rodovia foi feita com todos os requisitos necessário para ninguém se perder, afinal foi o maior arquiteto do universo que construiu.

Diante de nós, está vários caminhos muitos até parece direito Prov. 14.12 Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles são os caminhos da morte. Isso significa muitos livros que se titula ter a mesma autoridade da Bíblia, achologia de homens, teorias, filosofias etc. Muitos estão desviado da rodovia, e pegando novos caminhos como; os Mormos, Testemunha de Jeova, Espiritismo e por aí vai.(Isso é o que dá! Dá ouvido os que estão na beira do caminho!)

Deus construiu esta rodovia porque não quer que ninguém se perca. É com ela que aprendemos dar os passos certos rumo a salvação. Quando o nosso coração encontra-se triste e sem rumo, sentindo-se assim, uma de nossas atitudes é abrir a Bíblia. E para nossa surpresa acabamos abrindo em um versículo que nos mostra exatamente o que devemos fazer. Nesse momento vemos que Deus está no controle de toda situação na caminhada.

Todas as rodovias são iluminadas e emplacadas para evitar acidentes.

Com a rodovia construida pelo Senhor não é diferente, ela é uma rodovia super iluminada e bem emplacada. Aleluia Sal.119.105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Se dermos a devida importância aos requisitos desta rodovia, Deus estará nos abençoando de uma maneira grandiosa, e as noites estarão sempre claras para nós sem nenhum acidentes.

Confie em Deus, confie em sua palavra, mesmo parecendo um tanto quanto loucura, Deus te mostrara no final que valerá a pena ter confiado em sua palavra que nunca falha.

A Bíblia é a rodovia iluminada que nos leva as mansões celeste. Nunca deixe de ler a Bíblia, e de seguir suas orientações, afinal Ela é a sua estrada rumo aos céus.




Autor: Sivanildo Torquato Teixeira

A BÍBLIA A ÚNICA MÃE DE SANTO QUE O MUNDO PODE CONHECER




A Bíblia é a única mãe de santo que mundo pode conhecer

Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela sua palavra da verdade. (Tg 1.18). 1º Pe.1.23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Neste mundo todos nasceram de uma mãe, exceto Adão e Eva.

No mundo espiritual não é diferente. Para se torna filho de Deus terá quer acontecer um nascimento.

No livro de João 3.5 Jesus disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Tiago disse que fomos gerado pela palavra.Tg.1.18. E Pedro disse que essa semente é incorruptível.

Deus é casado com a sua palavra.

A fidelidade de Deus a sua palavra, é incomparável.

Heb.6.13 Porque, quando Deus fez a promessa( deu a palavra) a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo. Ele juro por si, para mostrar o quanto a sua palavra tem valor.

Podemos entender que o nosso nascimento, só será possível pela palavra de Deus, que tipifica uma esposa. Mt.12.50. Ele não tem compromisso com nínguém desde que este alguém não tenha sido gerado na sua palavra. Não adianta ninguém naquele dia, gritar, chorar, se esperniar, pedir misericordia. O tempo de nascer é agora.

Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu parente disse Jesus. A vontade de Deus é que amemos e guardemos sua palavra para sermos uma família. Ap.3.11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Em outras palavras " honra o que tens ( a palavra ) para que ninguém roubem sua vida eterna.

Pode alguém ser filho de Deus desprezando a Bíblia Sagrada sua palavra ? Não!

Neste mundo desonrar a mãe é prejuizo total. Imagine então desonrar a palavra de Deus, aquela que nos gerou. Deixará Deus inpune? Claro que não! É preciso que tenhamos todo o cuidado com que a palavra fala conosco.

Sempre que for ler a Bíblia, lembre-se que você é um filho que tem muito a aprender, independente de sua idade, inteligência ou nível cultural. A Bíblia sempre terá algo a nos ensinar. Você nunca a dominará completamente.
Alguma vez, lendo a Bíblia, você já se sentiu como uma criança levando uma repreensão? Isso pode até ferir o orgulho próprio, mas quem disse que não é sadio?
Quando uma mãe nos repreende, certamente é visando a nossa melhora, e a Bíblia não foge a esta regra. Aquele que não aceita ser corrigido pelas Escrituras está lendo-a em vão e não é filho de Deus e sim bastado He.12.8. Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

A Bíblia educa na justiça do Pai, mostra aos filhos como viverem dentro dos princípios éticos, morais e espirituais que o Pai deseja. Ela dá a interpretação correta dos fatos da vida e como devemos agir e reagir para que o Pai se agrade de nós, e os nossos semelhantes nos respeitem e nos estimem como filhos deste Pai tão maravilhoso, não é por acaso que ela diz que somos um espelho que reflete a glória do Pai. 2º Cor.3.18.
Segundo a World Christian Database, arquivos da Veja,
manual de redação do jornal folha de S. Paulo

Estão nascendo na palavra de Deus milhões de pessoas. São 44 milhões nos EUA, 27,6 milhões no Brasil. Tirante os dois gigantes, o continente onde encontram-se mais evangélicos é a África. Só na Nigéria são mais de 25 milhões, seguidos pelos 10,3 milhões da Etiópia e os 9,4 milhões do Quênia. Na Ásia, os evangélicos representam mais da metade da população da Coréia do Sul, sendo um quarto deles de pentecostais, e também prosperam na Índia (11 milhões, pouco se comparado à maioria hinduísta do país) e na Indonésia (5,3 milhões). Entre os latino-americanos, destacam-se as massas evangélicas da Argentina, com 2,5 milhões de religiosos – quase todos pentecostais – e do México com 2,4 milhões.

E, ainda tem muitos que vivem chamando alguém de mãe de santos, na verdade a única e verdadeira mãe de santos que conheço e reconheço e cuida de mim é a palavra de Deus.

Ela alimenta, consola, orienta, e protege contra qualquer condenação; se permanecemos honrando-a. Prov.8 Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. 9 Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará. 10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. 11 No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. 12 Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. 13 Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.

Deus nos gerou na sua palavra, somos seus Filhos, temos o seu Espírito em nosso (DNA), refletimos a sua glória em nossa face, e vamos mora com Ele no seu reino eterno. Pontanto nunca abadone sua palavra Ela nossa mãe espiritual.

Divulgue essa mensagem e um forte abraço.







Autor: Pr. Sivanildo Torquato Teixeira.

A BÍBLIA A MAIOR E MAIS COMPLETA ENCICLOPÉDIA DO MUNDO




A Bíblia a maior e mais completa enciclopédia do mundo

A Grande Enciclopédia de Yongle (Yongle Da Dian, em chinês) é a maior e uma das mais antigas enciclopédias do mundo Ela foi desenvolvida por 2000 acadêmicos entre 1403 e 1408, a pedido do Imperador Yongle durante a Dinastia Ming.

A edição original era formada por 917.480 páginas, em 22.937 manuscritos que foram divididos em 11.095 volumes que cobriam uma variedade de temas que incluíam agricultura, astronomia, arte, história, engenharia, medicina, ciência natural, literatura, religião e tecnologia numa tentativa de agrupar o máximo do conhecimento da China na época.

A magnitude da obra impediu que ela fosse impressa com as técnicas de impressão da época, por isso, acredita-se na existência de apenas uma cópia, também escrita à mão. Em 1557, após a edição original ser salva de um incêndio na cidade Proibida, o Imperador Jiajing ordenou que a cópia fosse feita.

Em 9 de setembro de 2007, a Wikipedia passou a ser a maior enciclopédia de conhecimentos gerais do mundo, mas isso não tira a grandiosidade da Grande Enciclopédia de Yongle, pois foram quase um milhão de páginas escritas à mão, com informações colhidas de todas as parte da China, tudo isso, nos anos 1400.

Todavia, a Enciclopédia de Yongle segue sendo a maior enciclopédia escrita do mundo. Informação adquirida no Wikipedia.

Com todas essas grandezas que você acabou de ler, nem um livro na terra é mais grandioso e mais completo do que a Bíblia sagrada. Ela é insubstituível, incomparável e extraodinária. Sendo o único livro vivo de toda terra, é o mais lido e vendido.

Tudo na vida que queremos saber, a Bíblia tem resposta! Tanto do passado no presente e do futuro. Nenhuma obra no mundo fala do futuro, com tanta precisão e comprovação atráves dos cumprimentos quanto a Bíblia.

Ela também é a obra mais resistente de todos os tempos, já sofreu diversos ataques e tem resistido.

Impérios levantam-se, caem e são esquecidos – Ela resiste.
Dinastias se sucedem – Ela resiste.
Reis são coroados e destronados - Ela resiste.
Imperadores decretam seu extermínio - Ela resiste.
Desprezada e despedaçada - Ela resiste.
Tempestades de ódio rugem ao seu redor - Ela resiste.
Os ateus lançam vitupérios sobre ela - Ela resiste.
Os agnósticos sorriem cinicamente - Ela resiste.
Ímpios profanos escarnecem dela - Ela resiste.
A descrença a abandona - Ela resiste.
Críticos eruditos negam a sua inspiração divina - Ela resiste.
Relâmpagos de ira dão contra ela - Ela resiste.
Uma bigorna que já quebrou um milhão de martelos - Ela resiste.
Labaredas se inflamam ao seu redor - Ela resiste.
As setas do ódio caem sobre ela - Ela resiste.
O radicalismo grita e se enfurece - Ela resiste.
O nevoeiro dos sofismas a encobre por um tempo - Ela resiste.
A mó do tempo corrói, mas não a destrói - Ela resiste.
Infiéis prevêem seu abandono - Ela resiste.
O progresso tenta diminuir o seu valor - Ela resiste.
Os devotos da insensatez a condenam - Ela resiste.

Ela é uma fortaleza em constante ataque, mas nunca conquistada.
Sua sabedoria é grandiosa e a sua lógica, convincente.
A Bíblia supera qualquer livro, tanto nesta geração, ou na que vier. Ela sempre superarar, é o livro mais lido do mundo, se alguém quer saber sobre a formação do mundo. Ela tem resposta. Se for sobre o final do mundo. Ela tem também, sobre Deus, o homem, a alma, o espírito e tudo o que está acontecendo aqui como... doença, fome, guerras e muito mais. Vai achar nela.

Quem ler a Bíblia! Vive bem informado, e com a maior sabedoria que possa existir, tornardo-se capaz de enfrentar as piores agruras que a vida possa aplicar.

O bom dessa eciclopédia divina é que Ela não só informa, mais trás soluções práticas mostrando uma preocupação ínpar em ajudar o leitor. Ela é a única eciclopédia que as palavras saltam e se faz real na vida do leitor, transformando e mudando completamente sua vida para uma vida melhor. Isso quando seu leitor deposita confiança em suas informações. Afinal Ela é viva e eficaz e criada pelo maior arquiteto do universo (Deus). Heb.4.12.

Então, o que nos resta é... ser um leitor constante, de um livro completo e sábio que fala de tudo quanto precisamos para viver bem nesta terra e um dia no ceu. Se bem soubéssemos não deixaríamos este livro em nem um momento.

Veja este pequeno exemplo...Certo jovem crente se preparava para uma viagem. Quando seu amigo veio buscá-lo, perguntou-lhe:


- Já arrumou suas coisas, vamos? Tudo pronto?
- Quase, respondeu ele, só falta pôr mais umas coisinhas na mala, e começou a ler uma lista:
* um mapa * uma lâmpada * uma bússola * um espelho * alguns livros de poesia * algumas biografias * uma coletânea de cartas antigas * um livro de cânticos * um livro de histórias * um prumo * um martelo * uma espada *um capacete
A essas alturas, o amigo já estava apavorado:
- Mas, cara, o carro já está cheio, não vai dar para você levar tudo isso!
- Acalme-se, está tudo aqui, e mostrou-lhe sua Bíblia.

Quer ser vencedor? Quer ter sabedoria e morar no céu? Descubra pesquisando nesta enciclopédia... a Bíblia Sagrada. A maior enciclopédia de todos os tempos, a base da verdadeira sabedoria e do conhecimento confiável.

Abraço até o próximo estudo







Pr. Sivanildo Torquato Teixeira.

A BÍBLIA O MANUAL DO FABRICANTE QUE INSTRUI O HOMEM A TER UMA VIDA MELHOR




A Bíblia o manual do fabricante que instruir o homem a ter uma vida melhor

Muitas coisas neste mundo que foi fabricado e está sendo fabricado pelo homem, precisa e precisará de um manual de instrução para colocar em perfeito funcionamento.
Assim é a vida. Pelo fato de ser uma criação não de homem e sim de Deus.
Ele construiu um manual de instrução para um bom funcionamento.
Na verdade a vida não precisava. Ela era perfeita. Mas o homem deixou o inimigo bagunçar atráves do pecado. Gn.3.4. E por essa razão, o manual foi escrito.
A Bíblia ordena a instruir o homem desde do começo da vida. Pro.22.6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
A Bíblia é o livro da vida. Fala de tudo o que diz respeito à vida, sem esquecer de nada. Não é necessário o homem acrescentar, nem alterar coisa alguma do que está escrito pois Ela é completa e infalível.
A Bíblia trata dos assuntos que estão ligados à vida, como: Amor, sexo, família, dinheiro, trabalho, sociedade, prosperidade e sucesso, etc.
Na Bíblia são tratadas todas as relações, como: homem e mulher (Ef 5:22-33); pais e filhos (Ef 6:1-4); servos e senhores / empregados e patrões (Ef 6:5-9).
Deus é o Deus da vida. Ele interessa-se com a vida do homem no seu todo.
Pena que o homem gosta de confinar Deus aos templos. De fazer distinção entre vida espiritual e vida material, entre vida religiosa e vida secular. Ser uma coisa nos lugares de culto e ser outra fora. No entanto, Deus não o faz. Deus está ligado à vida. Foi Ele que gerou a vida. É Ele que preserva a vida. É Ele que sabe como se deve viver e como ser feliz.
A Bíblia critica a religião e os religiosos e liga intimamente o culto com a conduta do quotidiano (Mt 5:23,24). Ela preocupa-se com a vida do homem em todo sentido tanto no espírito quanto no físico, emocional, material e social.
Vemos nela milagres realizados nas mais diversas circunstâncias, mostrando o cuidado de Deus no que diz respeito a vida:
Milagres na família – a cura da sogra de Pedro e a cura da filha de Jairo.
Milagres com os marginalizados – a cura da mulher do fluxo de sangue e dos dez leprosos.
Milagres relacionados com o trabalho – a pesca miraculosa e a cura do servo do centurião.
Milagres ligados com a alimentação – a multiplicação de pães e peixes.
Milagres com o dinheiro – peixe que traz dinheiro e muito mais.
Portanto construir a vida sem a palavra de Deus, é o mesmo que construir uma casa na areia. Mat. 7:26. O homem pode até construir, mas não terá estabilidade nenhuma.
Conclusão:
Nada pode ter desenvoltura sem o manual de instrução.
A Bíblia é o manual para quem quer ter uma vida de excelência.
Leia a Bíblia e a pratique! Um forte abraço e até o próximo estudo.




Autor: Sivanildo Torquato Teixeira.

SAL E O CRISTÃO




O sal e o cristão

Mat. 5:13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Jesus fez uma afirmativa categórica; vós sois o sal da terra.
Para entender esta afirmação devemos conhecer então esta boa substância.

Sal: Substância formada pela evaporação da água do mar ou de lago de água salgada.

Nome científico Cloreto de sódio vulgarmente conhecido como "sal comum" ou "sal da cozinha", por ser largamente utilizado na alimentação humana e em outros fins.

Há vários tipos de sais, como: Acetatos, carbonatos, cianetos, sulfetos, nitritos etc.
Mas, o sal que Jesus se referiu foi... Cloreto de sódio. Sal comum.

Para começar podemos ver que o sal surge da água junto ao movimento do ar, ( vento ) após um grande aquecimento resultante de um processo chamado evaporação. Tudo isso de forma natural e dentro da vontade do produtor. (Deus)

Com o crente também não é diferente, o processo é o mesmo.

Vejamos:

Ele nasce da Palavra. (Fig. Água.

Ef. 5: 26. Heb.10:22). 1° Pe. 1:23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Do Espírito Santo. (Fig. Vento. Cant. 4:16 ). Jo. 3:5. Jesus disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Fervor de fé. (Processo Divino. Ef. 2:8). Quando pecador, fomos movido pelo Espírito mediante a fé na Palavra que resultou no nascimento Cristão. (O sal da terra). Ro.10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

O sal tem tudo haver com o Cristão, até mesmo sua formação é bem parecida.
Vejamos algumas finalidade, desse maravilhoso produto, fabricado por Deus...
Temperador: Que tempera; moderador. sm. Aquele que tempera.

O sal dá sabor. Quando não há sal os alimentos não tem sabor fica completamente sem tempero, e o mais enteressante, os alimentos é que pegam o seu sabor, e não o contrário.

O propósito do sal não é receber o sabor dos alimentos e sim dá sabor. Ele não é como o chuchu que vive pegando o sabor das coisas que estão ao seu redor, o cristão nesta terra é para dá sabor a vida das pessoas, conduzindo-as as boas obras e a salvação. Col. 4: 5.6 Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.

Pessoas que confessam a fé e vivem ao sabor dessa gente, sem contagiar com o seu tempero santo, será pisado e zombado pelos homens. Cuidado cumpra o seu papel. Você é sal temperador.

Conservador: O que conserva

O sal é um conservante natural desde da antiguidade, porque ele inibe o crescimento bacteriano em muitos alimentos. Dessa forma conserva os alimentos, abaixando a quantidade de moléculas "livres" de água existentes nos alimentos; já que bactérias necessitam de vapor de água para prosperar, sem água "livre" suficiente, elas não podem crescer bem em alimentos que contenham sal.

A moral, a ética e os bons costume ainda não foram exterminados definitivamente nos lares pelo fato de verdadeiros cristãos estarem em plena ação conservadora.

Promiscuidade, lascividade, prostituição e violência tem se proliferado de forma absurda por muitos meios.

Se o sal for insolso com que há de salgar? O cristão como o sal, é combatedor dessas bactérias comprometedoras do bons costume.

Ser de Deus é conservar o bom e elimina o ruim. Seja sal seja conservador.

Curador ou medicinal: Aquilo que cura, aquilo que serve de remédio.

O sal tem propriedade curativa ( o sal marinho) é um produto benéfico, composto por nutrientes primários, entre eles o iodo natural das algas marinhas microscópicas presentes no sal. O sal marinho contribui para o para bom funcionamento da glândula tireóide se usado em quantidades normais, como também para reposição mineral do organismo. Além de agir como anti-micótico, anti-bacterícida e por ser composto de iônico também é usado no banho para descarrego de energia obtido de aparelhos elétrico, agindo como relaxante e equilibrador de energia corpórea.

Como o sal da terra, temos também potencial para curar, Jesus disse:

Mc 16:17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios... ( Agente negativo desequilibrador espiritual )

18... e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

Levar a Palavra de Deus aos necessitados já é um grande e único remédio capaz de curar a alma e o físico humano.

Somos da Palavra, vinhemos dEla e com Ela faremos grandes proezas para glória de Deus.

Algumas características do sal:

Acessividade: O sal é um produto que se pode ver e encontrar em qualquer país do mundo. Todos podem ter acesso a esse produto.

Com o Cristão não é diferente, Deus estar espalhando seu povo na terra, para que todos tenham acesso ao cristianismo e sejam salvos. At. 1: 8. E ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

hoje já se pode ter acesso ao "sal" cristianismo, em qualquer lugar do mundo, tudo pela evolução tecnológica, e o bom que o efeito da essência deste "produto" Cristão é imediato, basta ter contato.

De pouco valor: O sal é um produto muito barato no mercado, custando apenas alguns centavos por kilo. "Pelo meno aqui na minha região é assim".

Podemos ver que esse produto tem grande significado para mundo, mais custa menos que um kilo de farinha de mandioca, com poucas finalidades na vida. ( Isso não é um protesto e sim um estudo. Ok! ).

Vejamos então que o valor do sal não condiz com a sua importancia, e que o preço de algo valoriza ou expressa reconhecimento. Exemplo: O sangue de Jesus foi o preço pago pelo alma do ser humano. "Valor e reconhecimento" é expressado com esse preço. 1º Cor.6:20 Porque fostes comprados por bom preço...

Como o sal é produto da natureza, e Deus é o produtor, só Ele reconhece bem o seu produto e seu valor.

Assim é com o cristão, ele tem valor e importancia para o mundo, com tudo, não tem sido reconhecido e nem é valorizado pelo mesmo. Somos rebaixados e desvalorizados, e isso vem desde os tempos primordios. Jesus disse: Luc. 21:17 E de todos sereis odiados por causa do meu nome.

Conclusão:

O sal tem tudo haver conosco, e tudo que estar na Bíblia tem grande sentido, afinal Deus é conhecedor de tudo, e não foi atoa que Ele disse...Vós sois o sal da terra.

Somos o sal da terra, temos valor para Deus, nosso criador, e grande importancia para essa terra, mesmo sem nenhum reconhecimento.

Contudo o importante é, cumprir nosso papel de sal. "Seja sal".

Autor: Pr. Sivanildo Torquato Teixeira.

A PODEROSA ARMADURA DO CRISTÃO





A Poderosa armadura do Cristão



13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

O segredo de uma batalhar eficiente e vitoriosa, é começar em conformidade a palavra de Deus, usando toda a armadura.
Ninguém, pode lutar desesperado ou de qualquer maneira, a luta é uma arte que requer do lutador disciplina, regras e raciocínio.
Tanto no mundo físico ou espiritual, a exigência é a mesma, ou obedecem as regras, ou então ficará fora de combate.

Vejamos o que diz a Palavra:

Estai, pois, firmes, tendo...v /14
O verbo ter está no passado ou seja você já teve toda armadura, antes de qualquer coisa.
Para vencer, deve está preparado, e para isso, é preciso seguir ordens.

Sabemos que cada peça da vestimenta tem seu lugar, e seguem sequências de colocações. Elas não são colocadas no momento da luta, pois não haverá tempo para fazer isso, o adversário não dormita e com certeza golpeará seu oponente em todo tempo, pois anda buscando a quem possa tragar. lº Pe.5:8 em todo tempo.

Portanto é dever do lutador anteceder a armadura e viver preparado.
Cingir o lombo com a verdade, é a primeira peça a ser colocada.

O cingimento do lombo para o guerreiro é muito importante porque o mesmo da conforto para usar a outra peça da armadura, que é a couraça, como também da mobilidade na hora da luta.

O significado para nós, é que toda mentira e engano devem ser tiradas de nossa vida e posta a verdade.

Exemplo: Supertições, horoscópo, "mentira profissional" para fazer negócio, tradicões religiosa que nada vale, e pura aí vai...

Sem a verdade, o lutador não poderá usar a justiça. Prov.12:17 O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano.

Só veste a justiça vestindo a verdade primeiro. A Palavra diz em

llº Cor.13.8. Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.

Andar acreditando em tudo sem a luz da verdade, é tudo que o diabo que para imobilizar o lutador sem toca-lo no mesmo.

Cingir-se da verdade, é o início da armadura e o primeiro passo da preparação e o caminho do segundo passo.

Vestir a couraça da justiça, este é o segundo passo para o guerreiro.

O soldado sem a couraça ficará vulnerável a condenar o coração, a fonte da vida. Ela é relevante para o soldado.

A couraça é uma peça que a princípio mostrará desconfortável, mais com o cingimento ela funcionará muito bem, pois não haverá atrito com a carne.

A couraça representa a justiça de Deus, na carne ela não é comprendida, é por isso que o mundo desprovido da verdade de Deus não consegue entender. Como por exemplo: Amar aqueles que nos odeia, bendizer os que nos maldizem, perdoar 70 vezes 7, levar para o céu os pecadores que merecia ser condenado. Tudo isso é a justiça de Deus.

É com posse e prática da justiça de Deus que estaremos protegidos e salvos de condenar nossa vida.

Calçados os pés na preparação do evangelho da paz, este é o terceiro passo a ser tomado.

O guerreiro deve calçar os pés... Quem serviu o exército pode entender o quanto isso é importante.

O calçado o torna seguro para qualquer chão, propocionando-lhe, estabilidade ao corpo, condição de andar e pisar os obstáculo, como também, golpear fortemente o inimigo.

O evangelho significa boas novas de Deus aos homens, é impossível alguém sem calçar-lo ter estabilidade e segurança na vida espiritual e emocional, ou golpear o inimigo fortemente sem essa preparação.

Estar no evangelho é estar calçado em uma forte butina, onde a base de uma estrutura estará firme e protegida. Que é os pés. Sal.40:2.2 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

Tomando sobretudo o escudo da fé.

Nenhum soldado começa a batalha sem ter escudo, seria inutil.

O escudo é muito importante para o guerreiro. Trazendo a ele maior segurança.

O inimigo tem grande habilidade para lançar flechas acessas, dardos inflamável.

O escudo não deixa o soldado ser afetado, ele está sobre tudo como disse Paulo.

Assim é a fé, tudo começa por ela, a Bíblia afirma que tudo o que não é de fé é pecado. Ro.14:23.

Ro.1:17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

A fé é a ferramenta importantíssima para quem quer vencer e permanecer de pé diante de qualquer ataque na luta.

Tomai também o capacete da salvação.

A cabeça é o centro de controle do soldado, uma vez afetada, batalha encerrada.

O bom soldado anda com a cabeça protegida. O capacete é um escudo blindado para o principal membro do batalhador.

Os soldados Romanos viviam sempre de capacete, Abimeleque teve o crânio quebrado por não estar com o capacete. Jz.9:53 Porém uma mulher lançou um pedaço de uma mó (Pedra de triturar trigo) sobre a cabeça de Abimeleque; e quebrou-lhe o crânio.

O capacete é a fé salvífica, recebemos quando aceitamos Jesus como único e suficiente salvador de nossa alma, uma fez perdendo essa fé não há mais nada a fazer. Crer na salvação é sustentar uma esperança que nos faz lutar e superar qualquer obstáculo nesta vida. Viver sem o capacete da salvação, é viver a ecleticamente, crendo em tudo. É andar com crânio quebrado... totalmente alienado... em um de campo de batalha totalmente enfestado de inimigo.

Espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

A arma de golpear o inimigo é a espada, todo soldado ante de ir para a guerra entra em trenamento para adquirir habilidade com a essa arma, não importa apena ter-la, é preciso que o soldado saiba maneja-la. A intimidade com a arma de batalha fará com que o inimigo recue e saia ferido em todos as suas investidas.

Paulo disse para Timóteo...ll.Tim.2:15. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

O manejo de Jesus em Mt. 4:1-11 foi fantástico. É impressionante o número de Crente que tem vários anos na casa de Deus e não sabem nada a respeito da Bíblia.

Lutar sem a espada do Espírito, é ter a certeza que nunca vai acertar na luta.

Avançar em uma batalha sem a espada do Espírito, é abrir mão de um Espírito vitorioso.

Paulo apresenta a armadura de Deus usando cada peça de roupa de um soldado, como símbolo.

Mostrando aos irmãos a necessidade de ter todas as peças. Paulo não está falando literariamente ou imaginariamente, e sim simbolicamente.

Alguém anda por aí ensinando, que quando o inimigo vier, basta imaginar com a Espada do Espírito na mão, e golpea-lo com os movimentos dos braços e o inimigo não suportará.

Enganado está quem pensa desse jeito.

Temos que conhecer a Palavra, crer nela, e pratica-la, só assim seremos mais que vencedores, essa vontade de Deus.

13/12/2013

O JUSTO TEM CARACTERÍSTICA DE OVELHA







Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
João 10.14
A Biblía nos compara a ovelha. Então falaremos desta comparação.
Características da ovelha


Dependência
Não se deitam se estiverem com medo, fome, brigadas com outras ovelhas, ou atacadas pelos insetos. Todas essas tensões fazem com que a ovelha não descanse.
Nada as tranquiliza mais do que ver o seu pastor. Então veja a dependência desse animal ao seu superior. Assim é a nossa vida, sem Deus nada podemos fazer, pois sempre depederemos dele. Jo.15.5.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Salmos 23 1.2.
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome


Discernimento
Um irmão contou que quando estava na África viu chegar um pastor com muitas ovelhas para beber água no lago, depois outro pastor também chegou e outro também e as ovelhas se juntaram todas no mesmo lago, e os pastores ficaram conversando e aí foi saindo um e chamando o seu rebanho e elas começaram a sairem atrás dele, isso aconteceu com o segundo pastor e com o terceiro. Existe servo que atende todas as vozes e isso só tem trazido prejuizo a vida desse servo. Ovelha que é ovelha conhecem a voz do seu Pastor. Cuidado com certo tipo de igreja que dá mais vez a revelação e profecia, e deixa a palavra de Deus de lado. Cuidado!
João 10:4.5 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.


Sábia para se alimentar
As ovelhas comem a erva, que encontram nos pastos por onde pastam, Não necessita de muitos suplementos alimentares e tem a característica de não estragar esse mesmo pasto, podendo voltar ao mesmo com apenas alguns dias de diferença, num sistema de rotatividade. veja que ela não comem tudo que acha pela frente, feito o bode que aquí no nordeste é chamado lixeiro do sertão. E não estraga o pastor onde se alimenta, isso mostra que o servo de Deus deve zelar pela igreja que faz parte. E que nela se alimenta
Domesticação
As ovelhas foram dos primeiros animais a ser domesticados, foi cerca de 9000 AC que se pensa terem acontecido as primeiras domesticaçõe e terem surgido os primeiros rebanhos.
Estes primeiros rebanhos surgiram no Médio Oriente, berço das primeiras civilizações e estenderam-se por toda a Europa e Ásia.
A facilidade de lidar com estes animais, a pele apetecivel para fazer aconchegos para os dias frios, e o leite disponivel quase em permanência, pode ter sido a motivação que levou à sua domesticação. O servo de Deus deve ser acessivo e fácil de lidar com todas as pessoas, pois tem também seus atrativos, como o fruto do Espirito Gal.5.22. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança a ovelha é o mais dócil dos animais, podendo-se com elas estabelecer laços de cumplicidade. Essa é a melhor forma de atrair as pessoas para o reino de Deus! Deixar em nós se manifestar o fruto do Espirito.


Resistência
A ovelha é um animal muito resistente, que suporta bem grandes variações térmicas e temperaturas extremas, seja frio ou calor. Este fator é fundamental para os agricultores das regiões mais desfavorecidas. Então podemos ver que esse animal pode suportar quais quer adversidade em sua vida, mantendo todo controle e superando o problema. E isso favorecem seu dono, dando-lhe segurança e condição de maior investimento na ovelha ou no rebanho. Qual a lição que tiramos para nossa vida? Devemos enfrentar adversidade como ovelhas de Deus e supera-los em nome de Jesus. Só assim alegraremos o coração de nosso Deus e recebemos credibilidade para realizamos toda a sua vontade. Ne.8.10.porque a alegria do SENHOR é a vossa força.


Produtiva
A tosquia das ovelhas, (produção de lã).
Estes animais têm ainda outras duas funções, de extrema importância, em termos comerciais.
Uma delas, é a produção de carne. A carne tem apreciadores espalhados pelos quatro cantos do mundo, sendo a Nova Zelândia o maior exportador mundial deste tipo de carne, o que representa uma enorme fatia das exportações deste país da Oceânia.
Outra, é a produção de leite, com o qual são feitos alguns dos queijos mais apreciados em todo o planeta. De leite de ovelha puro, ou com mistura de leite de cabra, o queijo representa também uma mais valia para os criadores desta espécie.
Veja que a lã desse animal esta envolvida com a sociedade tanto na economia quanto na moral e na saúde. Porquê? Porque na economia a sociedade movimenta bilhôes com o comércio de lã. Na moral ela serve para vestir a sociedade, e na saúde... Leva a sociedade a estar aquecida e protegida contra muitas doenças em tempos frios. Nossos frutos tem este poder, se realmente tomamos postura de ovelhas, Deus mudará a nossa sociedade. Sem falar do leite (e estar em nós) e é a palavra de Deus. Ela estrutura o organismo da sociedade levando acima de tudo ao crescimento da mesma. Também tem a carne (vida) da ovelha.
Ro.8.36. Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Segundo a palavra de Deus nós somos entregue todos os dias a morte pelo o crescimento e por amor ao seu reino. Essa produção é a mais cara e também a mais apreciada no mundo de Deus. Muitos dos nossos irmãos já foram para o matadouro e isso trousse um enriquecimento imenso para a fazenda (reino) de Deus. Neste site na página meditação tem alguns vídeo de irmãos que foram para o matadouro. Talvez a sua missão no reino deve ser produzir lã e leite, seja produtivo meu irmão. Mas, se for preciso da a sua vida (carne) fale como Paulo. At.20.24.
Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Conte com o próprio dono da fazenda ou melhor do reino (Jesus) Ele te ajudará no que for preciso ele tem todo devido rémedio para a ovelha. Jo 15.5.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Que Deus seja sempre seu refúgio nos momentos de aflição. Deus conhece as suas necessidades, Ele conhece o seu coração, Ele conhece a sua Luta...O bom lutador não desiste da batalha, mas ganha fôlego e ânimo e retorna a guerra. Não desista nunca de lutar, nem dos teus sonhos, porque ao cansado Deus da Força para Lutar, Ao abatido Ele dá ânimo para Vencer, ao triste Ele dá alegria de Viver. Abraço e até o proxímo.

Autor: Pr. Sivanildo Torquato Teixeira.

O JUSTO É CONFIANTE COMO O LEÃO





O crente confiante como leão

No livro de de provébio 28.1 a Bíblia diz:

Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são confiante como um leão.

Veja esta declaração o justo tem a confiança de leão.

Estudaremos passo a passo e aprederemos porque temos a confiança de um leão.

Caracteristica:

O leão é chamado o rei da selva. De fato ele estar no topo da cadeia alimentar, é um animal extremamente forte chegando a pesar 250kg e a medir de 1.80 á 3 metros de comprimento é um animal rápido e atinge até 58km/h, se alimenta de carne uma média 30kg em uma reifeição.

Há varias espécies de leões como: leão-congolês, leão-etíope, leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-asiático e leão-somaliano

Seu rugido é muito alto, que em condição favoraveis pode ser ouvido até nove quilometro de distância.

Local de encontro deste animal: África, Ásia ocidental e Índia central.

É citado na biblia mais que qualquer outro animal só perde para ovelha.

Ele é citado 89 vezes sendo 83 no antigo e 6 no novo testamento.

Simbologia Bíblica: Babilônia Dn. 7.4 Juda Gn 49.9 e Jesus Ap 5,5.

O inimigo não é símbolo de leão, e sim comparado quando o mesmo ruge procurando alguém para devorar. 1°Pe.5.8.

O que faz esse animal ser tão confiante? Bem provável que seja:

Sua força: O leão sabe a força que tem e não se intimida diante dos problemas que poderão surgir. Como a fome e posse territoriais etc.

A conciência da força que possui o torna bem confiante em todos os momentos necessário.

O justo sabe a força que tem. Em Luc.10.19. Diz: Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. A razão de termos confiança de um leão, é porque temos a conciência da força de Deus em nós. Sem essa conciência de nada vai faler a força posta em nós, correremos desesperadamente como uma manada de búfalo perseguido por apenas dos leões.

O leão pode até peder uma batalha mas aquele que tem Deus como sua força jamais perderá a batalha.

Suas habilidades: O leão tem habilidade, conhece as garras que tem e que ao passar em seu adversário cometerá um rasgo de pelo menos 10cm de profundidade. Ele é hábil em avançar no pescoço do inimigo, e em geral suas vítimas morrem de pescoço quebrado. É um animal habilidoso em saltos e em velocidade sendo diligente em abater logo seu inimigo. Esta habilidade que o torna este animal mais confiante diante das situações, tornando-o como rei da selva.

O justo tem habilidade na palavra de Deus e lutará com essa habilidade. 2ºTim.2.15. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Sem habilidade na palavra com certeza não haverá confiança de leão diante do oponente. Mas viverá como uma girafa dura e entrevada com poucas defesas.

Sua sabedoria: Os felinos sempre foram inteligente. O Leão brama para aterrorizar o inimigo, olha dentro dos olhos deles encarando e intimidando dizendo com os olhos, eu não tenho medo de vocês vou ataca-los. O leão não substima seu inimigo, mesmo que recue ele não da as costa para os inimigos, mas sai olhando rugindo esperando um descuido para voltar atacar.

O leão é dominador, e não um dominado. A sabedoria procede a confiança e o domínio de qualquer situação.

O justo é cheio de sabedoria. O justo Jesus foi sábio quando pediu água a uma Samaritana próximo ao poço. Tudo para inicia um diálogo, que resultou na divulgação do seu nome em toda Samaria. Jo.4.7.30.

O povo de Judá, que antes de pelejar foi sábio diante da situação. 2º Cro.13.14.15. Então Judá olhou, e eis que tinham que pelejar por diante e por detrás, então clamaram ao SENHOR; e os sacerdotes tocaram as trombetas. E os homens de Judá gritaram; e sucedeu que, gritando os homens de Judá, Deus feriu a Jeroboão.

Paulo orava a Deus, para que seu povo tivesse este don Efe. 1.17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação.

A conciência da força, habildade na palavra e o espírito de sabedoria são dotes que Deus colocou em todo os justos para ser confiante como um leão.

De fato somos símbolo de ovelha, mas não devemos manter essa postura em todas as situações, veja esta história:

Conta-se que Leozinho, o Leão, havia sido criado por ovelhas. . . Crescera entre elas e tal qual como se fosse uma ovelha Leozinho pensava, sentia e agia no seu dia a dia.
Assim ia levando sua vida até que aconteceu uma tragédia no local onde ficavam as ovelhas (e Leozinho com elas, é claro!): Surgiram lobos famintos e ferozes que, ao avistarem as ovelhas, partiram em seu encalço.
Apavoradas, as ovelhas e Leozinho se puseram a correr, na tentativa de escaparem das garras de seus perseguidores.
Enquanto fugia, Leozinho olhou para trás e viu uma cena que o deixou ainda mais chocado: A ovelha que o havia criado, e a qual ele tinha como se fosse sua mãe, havia sido encurralada por quatro ou cinco lobos assassinos, prestes a devorá-la!
Naquele instante. . . algo ocorreu. . . um sentimento forte e até então desconhecido começou a se avolumar dentro de Leo, e de repente. . .

Roarrr!!!!!!!

Despertou a Fera. . . o Gigante interior que habita e sempre habitou em seu Ser. . . e em um gesto desesperado para salvar sua "mãe", Leo se atirou em cima dos lobos e para espanto geral os pôs para correr. . . fugiram todos os lobos diante daquele leão!
Com o tempo, Leo foi se conhecendo e descobrindo sua verdadeira natureza. . . aprendendo a lidar com sua Força e instintos.
Hoje, Leo é o Rei dos animais. . . e é um rei justo e sábio. . . que jamais se esqueceu do amor e do carinho que recebera das ovelhas. . . e as protege com toda a gratidão e respeito!

Conclusão:

Portanto devemos ser confiante perante as lutas, assumir de verdade aquilo que a palavra de Deus fala a nosso respeito, e seremos uma ameaça ao inimigo. Abraço e até o próximo estudo

Autor: Pr. Sivanildo Torquarto Teixeira.