10/05/2014

BILDADE E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE




Nas últimas décadas do Século 20, as igrejas evangélicas foram tomadas por uma teologia que acabou por substituir a verdadeira adoração a Deus por um espírito meramente comercial. Referimo-nos à pervertida e ímpia Teologia da Prosperidade.

Esse arremedo de doutrina levou os fiéis a inverterem os mais caros valores de sua fé: o mais importante, agora, para milhões de filhos de Deus não é o ser; e, sim: o ter. Dessa forma, as pessoas, em nossas igrejas, começaram a ser julgadas não pelo que eram, mas pelo que tinham. Desse modo foi o patriarca Jó avaliado por seu amigo Bildade que, nesta lição, representa a Teologia da Prosperidade.

I. QUEM FOI BILDADE

Também não possuímos muitas informações acerca de Bildade. Limita-se a Bíblia a informar que este amigo de Jó era um suíta. Certamente morava ele em Canaã, onde Suá, à semelhança de Temã, era um daqueles pequenos reinos ali estabelecidos.

No Livro de Jó, temos três discursos de Bildade, que se encontram nos capítulos 8, 18 e 25.

II. A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

1. O que é a Teologia da Prosperidade. É a doutrina, segundo a qual o crente, por ser filho de Deus, jamais passará por agruras financeiras, pois foi ele destinado a viver de maneira regaladamente pródiga, sem ter de se defrontar com as carências materiais comuns a todos os seres humanos.

2. A doutrina de Bildade. Como predecessor da Teologia da Prosperidade, acreditava Bildade que, se Jó estava sofrendo e já nada possuía, era porque pecara contra o Senhor. Pois somente são atribulados aqueles que desobedecem a Deus. Logo: os que o obedecem, acham-se em larguezas e profusões. A fim de fundamentar a sua doutrina, evoca Bildade o testemunho dos antigos: "Porque, eu te peço, pergunta agora às gerações passadas e prepara-te para a inquirição de seus pais. Porque nós somos de ontem e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra" (Jó 8.8,9).

3. A falácia de Bildade. Quão falacioso e sofístico era Bildade! Além de brincar com as palavras e jogar com raciocínios aparentemente válidos, ousa invocar até o depoimento dos antigos. Não agem assim os modernos proponentes da Teologia da Prosperidade? Na defesa deste aleijão doutrinário, torcem as Sagradas Escrituras, brincam com a verdade, fazem uso de subterfúgios lógicos e até citam, fora de seu contexto, o testemunho dos antepassados (2 Pe 3.16).

III. AS CONTRADIÇÕES DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Se Bildade viveu num período anterior ao patriarca Abraão, como acreditamos, que exemplo poderia ele apresentar dos antigos, para que a sua doutrina fosse devidamente justificada?

1. A prosperidade material. De acordo com a História Sagrada, os ímpios vêm prosperando materialmente muito mais do que os justos (Sl 73.1-10). O que dizer da civilização inaugurada pelo homicida Caim? A cidade por ele fundada era, tecnologicamente, avançadíssima (Gn 4.17-22). Enquanto isso, nem notícia temos do progresso alcançado pelos filhos do piedoso Sete. Que riquezas lograra Enoque? Ou Noé? Ou ainda Sem? Enquanto isso, iam os descendentes do indecoroso e irreverente Cão fundando grandes impérios: Líbia, Egito, Etiópia e os domínios de Canaã (Gn 10.1-20).

2. As provações dos justos. A História Sagrada, no registro dos fatos que ocorreram após a era de Bildade, fala de alguns homens que, apesar de sua comprovada e singular piedade, foram submetidos às piores agruras. Se Abraão, Isaque e Jacó foram abençoados com grandes riquezas, José foi vendido como escravo, e como escravo viu-se constrangido às mais inumanas humilhações (Gn 37.26-36). Elias, Amós e Lázaro vivenciaram necessidades básicas. O primeiro viu-se na contingência de nutrir-se do que lhe traziam os corvos (1 Rs 17.5-7). O segundo, como boieiro, alimentava-se de sicômoros (Am 7.14). E o terceiro, além da extrema pobreza, fora coberto por uma terrível chaga; e, assim, abandonado por todos, comia das migalhas que caíam da mesa do rico (Lc 16.20-25).

3. A evidência de uma vida piedosa. Não quero, com isso, ressaltar a pobreza como evidência de uma vida plena de Deus, como não o é também a riqueza. Pois, se nas Sagradas Escrituras há ricos piedosos, há também pobres incrédulos e nada tementes a Deus.

Temos de agir com equilíbrio e discernimento, pois os extremismos teológicos, quer à esquerda, quer à direita da Bíblia, são nocivos. Logo: que ninguém seja julgado pelo que tem, mas pelo que é (Mt 5.16; 1 Tm 5.25; Tg 1.26,27). Quer Deus nos conceda riquezas, quer nos deixe experimentar necessidades, tenhamos sempre em mente que Ele é soberano e, como tal, sabe tratar com seus filhos (Jr 18.1-6). Habacuque e Paulo sabiam viver na abundância, e não se perturbavam na privação (Hc 3.17-19; Fp 4.10-13).

IV. A JUSTA PORÇÃO DE AGUR

A Teologia da Prosperidade é diabolicamente perversa e mentirosa, porque induz os filhos de Deus a buscar a riqueza, por concluírem ser esta tão importante quanto a salvação. Alerta Paulo, contudo, que, os que porfiam por serem ricos, cairão em muitas ciladas (1 Tm 6.9). O mesmo apóstolo ainda alerta ser o amor ao dinheiro a raiz de todos os males (1 Tm 6.10).

1. A teologia da miséria. Não queremos urdir uma teologia da miséria, como se esta fosse suficiente para conduzir-nos aos céus. Se o fizermos, cairemos nas mesmas heresias daqueles monges que, com os seus votos de pobreza, supunham ter já conseguido a riqueza celeste. Assim como há ricos piedosos, e Jó, entre todos os ricos, pontificava por sua singular integridade, há também pobres ímpios e inimigos de Deus - e não são poucos!

2. A porção de Agur. Como buscar este equilíbrio? Encontrá-lo-emos na petição que, certa vez, um homem chamado Agur endereçou a Deus: "Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus" (Pv 30.7-9).

Noutras palavras, rogava Agur ao Senhor o pão nosso de cada dia (Mt 6.11).

Atentemos também a esta recomendação do Senhor Jesus em Mateus 6.25.

E vejamos o que ainda diz Paulo em 1 Timóteo 6.7,9.


CONCLUSÃO

Então, a que conclusão chegamos? É prejudicial ao crente possuir riquezas? Todavia, se a não usarmos para minorar o sofrimento de nossos irmãos, impiamente agimos. Por isso deve o irmão rico gloriar-se em seu abatimento (Tg 1.9). Por conseguinte, quer pobres, quer ricos, gloriemo-nos sempre em Deus, pois Ele fez tanto um quanto outro. Além disso, não disse o Senhor que sempre haverá pobres na terra? (Dt 15.11) Eis porque deve o rico ajudar o pobre, a fim de que todos tenham o necessário para viver.

Que nenhum Bildade venha, pois, julgar os que, à semelhança de Jó, passam por dificuldades. A riqueza e a pobreza não podem servir de referenciais para se julgar a ninguém.






A BELEZA DO CORPO




Nós vivemos num mundo de mitos e imagens. Com o avanço dos meios de comunicação e o apalermamento ("burrificação") da sociedade, está havendo uma super-estimação da imagem. As pessoas estão sendo acostumadas a não pensar, a não analisar, a não avaliar. A apenas ver, gostar e levar para casa, sem verificar as conseqüências, o que pode acontecer (e que efetivamente acontece) no futuro. A nossa sociedade atualmente é altamente egocêntrica, inconseqüente e feita de sons (palavras ocas e bonitas) e imagens.

Lembro-me do comentário de um colega acerca da época do rádio, onde muitas mulheres se apaixonavam pelos locutores de rádio por causa de sua voz. Imaginavam que fossem altos, musculosos, com ares de galã de cinema, e quando conheciam o tal locutor pessoalmente, era uma decepção sem igual: muitas vezes feio, baixinho, barrigudo, de óculos, e com uma careca avançando pela cabeça.

Na adolescência é bastante comum as pessoas se apaixonarem pela beleza de outras pessoas. Às vezes, o objeto dos desejos (e da paixão) pode ser um atributo em especial: pernas, voz, rosto, cabelos, olhos, etc..

Infelizmente as pessoas, todas elas, tem virtudes e defeitos. Como os dois lados de uma moeda. E não há como nós retirarmos o lado ruim, o lado que nos desagrada.

A paixão é despertada sempre um lado bom, afável, agradável, bonito, forte, generoso, fascinante. E nunca por uma qualidade feia, fraca, arrogante e destrutiva. Se bem que as pessoas, às vezes, são capazes de ver beleza onde ela não existe...

Você já deve ter ouvido a expressão "gosto de tal pessoa", ou algo semelhante. Gostar é um termo egoísta, que significa "me agrada". Nós gostamos de algo ou alguém que, por um motivo ou outro, nos agrada, nos atrai, e nos fascina. Ocorre que o nosso gosto está sujeito à fadiga, ao cansaço, ao desgaste, gerando o que chamo de "efeito chiclete". Você já ouviu falar do "efeito chiclete"? Não? Bem, vamos lá, então. Chicletes são gomas de mascar. Aqueles pedaços de restos de petróleo aos quais são colocados cores e sabores. Esses pedaços de borracha mole são mastigados por algumas horas (ou minutos) até que perdem o sabor. Então são jogados no lixo. Alguns vândalos jogam nas calçadas, e o calor do sol faz com que grudem nas solas dos sapatos, causando um incômodo tremendo. O problema que está a ocorrer é que algumas pessoas (algumas?) usam as outras como se fossem chicletes. Elas ficam juntas com outras pessoas que, por um motivo ou outro, lhes agradam, usando-as, sugando-as, espoliando-as, usufruindo delas, às vezes desfilando com elas como se fossem troféus. E chega um dia em que acaba o gosto, a paixão e a doçura de sua companhia. Quando então tais pessoas são descartadas, abandonadas, jogadas no lixo, desprezadas, com a seguinte explicação: acabou-se o que havia entre nós. Só que pessoas não são chicletes, não são coisas. São pessoas, são seres humanos que tem sonhos, valores, aspirações, desejos, almas que necessitam de carinho, amor e compreensão.

Podemos ver o "efeito chiclete" em casais que são invejados, cobiçados por milhões de pessoas no mundo todo. São ricos, famosos e bonitos. Mas que também estão sujeitos ao problemas comuns aos mais comum dos casais. Você já deve ter visto ou ouvido falar de Bruce Willis e Demi Moore. São ricos, bonitos e famosos. Passaram onze anos casados. E se separaram. Por quê? Porque não estavam mais se entendendo. Porque se cansaram da beleza um do outro. Porque a paixão acabou. O "gosto do chiclete" se perdeu ao longo dos anos tornando a convivência estéril, insossa e, talvez, até mesmo odiosa... A beleza de um corpo não é suficiente para a manutenção de um relacionamento.

Ingrid Bergman (ou coisa parecida), foi uma atriz linda, famosa, rica, desejada e cobiçada há quatro ou cinco décadas atrás. Ela fez um filme chamado "Casablanca", onde fez o papel de uma mulher linda, inteligente, sensível, compreensiva, abnegada, generosa, altruísta. Enfim, o sonho da maioria dos homens cansados de aventuras e do jogo da vida. Depois que ela fez esse filme, ela se casou três vezes, e muitos anos depois, confidenciou que aqueles homens haviam se casado com Gilda (personagem do filme). Dormiram com ela e acordaram com Ingrid. Mais uma vez, a beleza de um corpo não foi suficiente para manter um relacionamento. A imagem de mulher com uma personalidade sensível, inteligente, compreensiva, abnegada, e generosa (que apenas imagem era) foi destruída na manhã do dia seguinte... De se colocar que nos casos de separação, há um ponto que passa ao largo da maioria da população do mundo: a dor e as cicatrizes de uma separação.

Quando uma pessoa se apaixona por outra, invariavelmente está interessada no que pode obter, sugar, retirar, gozar, usufruir. Como uma fonte que mais cedo ou mais tarde vai se secar, ou... como um chiclete que vai perdendo o gosto. Como um filme que vemos várias vezes. A primeira vez nos traz uma sensação de alegria, mistério, nostalgia, emoção e novidade. O que não ocorre com as vezes seguintes. É o que também acontece com a paixão: não resiste ao tempo. E desaparece como a neblina sob o calor do sol. A paixão é egoísta, e busca satisfazer o desejo do apaixonado.

A própria beleza é volátil, efêmera, transitória, passageira. Há algum tempo Isabella Rosselini, filha de Ingrid Bergman, nascida de seu relacionamento com Roberto Rosselini, foi demitida da agência de modelos para a qual trabalhava. Já está com mais de 40 anos de idade, e continua linda como sempre foi, mas não mais o suficiente para os padrões do mundo da moda.

A beleza de um corpo não é suficiente para a manutenção de um relacionamento. Não apenas a beleza, mas quaisquer atributos sobre os quais fundamentamos nossos sentimentos.

O segredo de um relacionamento produtivo e duradouro, é não dar muita importância ao que podemos receber do outro, mas sim o que podemos fazer pelo outro. O que acontece é que algumas pessoas (algumas?), inconscientemente, estão em busca da satisfação de suas necessidades de carinho e companhia. Até que acaba o encanto, a doçura e o mistério e as coisas começam a "andar pra trás". Mas não compreendem porque as coisas não dão mais certo entre si.

Outras pessoas (uma grande maioria), agem de forma consciente e deliberada: estão apenas a usar as outras pessoas para seus propósitos egoístas. Depois que conseguem o prazer que desejam... abandonam "o bagaço" sem o menor pudor ou cerimônia.

Uma vez eu conheci uma mulher bonita, com classe, determinada, inteligente. Mas também fútil, vaidosa e arrogante. Com cerca de 30 anos de idade, já estava com sua vida em ruínas. Já havia tido três ou quatro relacionamentos amorosos. Homens que se sujeitavam aos seus caprichos e seus desmandos até que conseguiam o que queriam. Depois disso.... bem você pode imaginar o que acontecia.

Quando a conheci, ela estava "enrolada" com um marginal, um criminoso que a maltratava, e a explorava. Estava presa a esse homem que a ameaçava de morte. Não sei o que ela viu nesse bandido. Quando eu o vi, estava malvestido, magro e feio. Despenteado, com a barba por fazer, e com dentes desalinhados. E ela permitiu que ele a dominasse e a aprisionasse. Talvez quisesse apenas usá-lo, como fez com os anteriores, mas desta vez, o molho saiu mais caro do que peixe...

Eu gostaria de colocar nesta oportunidade que ninguém jamais será feliz sobre as ruínas da vida de outras pessoas. Utilizar-se de outras pessoas para conseguir o que se deseja (prazer, diversão, fama, fortuna, joias, etc), é uma prática perniciosa e destrutiva. E utilizar-se do próprio corpo para conseguir o desejado é uma coisa que a Biblia chama de "prostituição".

Para que uma união convalesça, perdure e frutifique, é necessário que haja uma união de almas, de objetivos, de espíritos, e não somente de corpos, como é frontalmente alardeado pelos filmes, pelas músicas e pelas novelas da TV.

Amar é dar maior importância à felicidade da pessoa amada do que à propria felicidade. Nós somos felizes à medida que fazemos com que as pessoas que estão conosco sejam felizes.

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.(Mt.7:12)

Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós. (Lucas 6:36-38)



Takayoshi Katagiri
fonte: curso de teologia 

AS MULHERES




Lucas 8.1-3

Às mulheres têm sido negado o crédito que lhes pertencem no desenvolvimento da raça humana. Talvez, por ter recebido a castigo de gerar os filhos através de partos doloridos, a história atrelou também à mulher uma posição de desigualdade em rela­ção ao homem. Quase que sendo ela uma raça inferior.

Vejamos nas páginas das Escrituras uma história de luta e determinação na vida de muitas mulheres.


I. As mulheres do Antigo Testamento
Eva, a mãe da humanidade

Sara, a mãe do povo de Deus. Ela também recebeu o mesmo chamado de Abraão: "Abençoá-la-ei, e também dela de darei um filho; sim, abençoá-la-ei, e ela será mãe de nações; reis de povos sairão dela"(Gn 17.16).

Débora, Jz 4.4 – Juíza sobre Israel quando Israel fazia o que era mau perante Deus. Baraque disse que sairia a guerra somente se Débora fosse com ele. Ele levou consigo 10.000 homens e o texto diz: "também Débora subiu com ele".

Rute, Rt 1.16 – Determinada a preservar a sua vida e a sua sogra. Não sabia ela que entraria na linhagem de Jesus Cristo. Deu à luz Obede, avô de Davi.

Ana, 1Sm 1.20-2.19 – Mulher de fé. Mulher que cumpre os seus votos.

Sunamita, 2Rs 4.88 e 10 – Mulher hospedeira (Eliseu).

Ester, Es 4.16 – Abnegada e devotada ao seu povo que impediu a matança de to­dos os judeus no reinado de Assuero.

Poderíamos ainda falar de Raquel, Abigail, Raabe, Miriam, a menina escrava de Naamã.


II. As mulheres do Novo Testamento
Maria, a serva do Senhor. "Cumpra-se em mim segundo a tua palavra".

Ana, no templo. Viuva de 84 anos que não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.

Priscila, At 18.26 – Fazendo tendas para auxiliar no evangelho.

As mulheres foram as últimas a deixar Cristo na cruz, Mc 15.47
As mulheres foram as primeiras na tumba, Jo 20.1
As mulheres foram as primeiras a proclamar a ressurreição, Mt 28.18
As mulheres foram as primeiras a testemunhar aos judeus, Lc 2.37, 38
As mulheres foram as primeiras a receber os missionários Paulo e Silas na Eu­ropa, AT 16.13

A primeira conversão na Europa foi de uma mulher, Lídia, At 16.14
Elas estavam na primeira reunião de oração, At 1.14
Poderíamos ainda falar de Febe, Trifena, Trifosa, Pérside, Evódia e Síntique.
Será que o evangelho teria chegado até onde chegou sem a participação destas mulheres?



III. As mulheres contemporâneas



As mulheres de hoje não são menos importantes.

Na igreja são as mulheres que oram, que realizam o trabalho de visitação, que ajuda social e espiritualmente os necessitados. São as mulheres que podem ser cha­madas para todas as eventualidades.

As mulheres, anônimas, são a verdadeira causa do avanço do evangelho hoje no mundo.

Porque Jesus não escolheu mulheres. O Papa respondeu ser esta a causa de não ter o sacerdócio feminino. Creio que Jesus não escolheu as mulheres porque teria sido muito fácil. Ele escolheu os homens para mostrar o força do evangelho.



Conclusão:


Oremos para que Deus continue a levantar mulheres com o coração na obra do Senhor. Mulheres corajosas e destemidas. Mulheres como as nossas missionárias no campo (21%). São elas que levam o evangelho para adiante.

AS TRÊS ÁRVORES


Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira, olhando as estrelas, disse: Eu quero ser baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada. A segunda olhou para o riacho e suspirou: Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas. A terceira árvore olhou o vale e disse: Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto, que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.

Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos... Que pena!

A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito. E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes:"Para que isso?"

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias ao ar, uma jovem mulher colocou seu neném nascido naquele coxo de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo...

A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem levantou e disse ao mar revolto: "Sossegai". E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado à morte mesmo sendo inocente. Logo, sentiu-se horrível e cruel, mas no Domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

As árvores tinham sonhos, mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

Todos nós temos nossos sonhos, nossos planos e por vezes, eles não coincidem com os planos que Deus tem para nós. E quase sempre somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia. Por isso, é importante compreendermos que tudo vem de Deus e crermos que podemos esperar Nele, pois Ele, como um Pai amoroso, sabe o que é melhor, para cada um de nós.


AUTO AJUDA OU AJUDA DO ALTO




O movimento da auto-ajuda proclama que você tem em seu interior todos os recursos de que precisa para obter sucesso, a concretização de seus objetivos, felicidade e qualquer outra coisa necessária para desfrutar uma vida completa.

Apesar de sua ênfase no desenvolvimento da personalidade e dos poderes mentais, o objetivo da auto-ajuda é a solução de problemas, o progresso social e o bem-estar pessoal em termos pragmáticos, como mandar
os filhos para a universidade que eles escolherem ou levar a família em férias para lugares fascinantes, a fim de que se encontre a paz de espírito que acompanha a realização.

A literatura da auto-ajuda trata de manuais e textos práticos, com narrativas em primeira pessoa nas quais o, sujeito relata a descoberta de suas forças mais íntimas e a maneira como as empregou para alcançar seu sucesso. Nomes como Dale Carnegie, Norman Vincent Peale, Leo Buscaglia, Napoleon Hill, Zig Ziglar, Deepak Chopra, Lair Ribeiro, Lauro Trevisan, Roberto Shinyashiki, Og Mandino em "A Universidade do Sucesso", "O maior vendedor do mundo" e o ex-colega de espiritismo de Francisco Xavier, Dr. Waldo Vieira com seus "Panorama de experiências fora do corpo" e "700 experimentos da conscienciologia", estes últimos, voltados ao desenvolvimento de poderes "parapsíquicos", são presença garantida nas prateleiras de todas as livrarias, responsáveis pelo maior fenômeno editorial desta segunda metade do século.

Evidentemente, existe um benefício neste constante chamamento à responsabilidade pessoal para construir o futuro: a afirmação das potencialidades do ser humano, enquanto criado à imagem e semelhança de Deus, e o estímulo em busca de mais. Mas, sem dúvida, esta ênfase humanista egocêntrica é um câncer que corrói não apenas a sociedade, como também conspira contra os valores e o conteúdo próprio do evangelho.

Diante deste fenômeno que está na boca do povo, nas cabeceiras de milhares de pessoas e nas histórias de sucesso reproduzidas em larga escala, como cristãos devemos aproveitar a extraordinária oportunidade de afirmar a proposta cristã. É hora de declarar que a grande necessidade do ser humano não é aperfeiçoamento, mas transformação e, quiçá, substituição. O Evangelho não propõe técnicas de controle mental, mecanismos de auto-sugestão, programação neurolingüística ou artifícios de influência pessoal. O Evangelho não proclama um homem desenvolvido mas um homem novo, uma nova criatura em Cristo Jesus.

Devemos afirmar que o ser humano jamais conseguirá transformar-se na medida completa do propósito de Deus.

Evidentemente, o êxito pessoal implica disciplina, esforço, força de vontade, domínio de técnicas e auto-desenvolvimento. Paulo, apóstolo, estimula os cristãos à responsabilidade pessoal quando os compara ao
atleta, ao soldado e ao agricultor. Mas o fato é que existe uma dimensão da vida somente acessível para aqueles que, além das possibilidades da auto-ajuda, descansam na promessa e na realidade da ajuda do alto, pois "as coisas que o olho não viu, o ouvido não ouviu, nem jamais penetrou no coração humano são as que Deus tem preparado para aqueles que o amam".

Vemos nos livros de I e II Reis, exemplos bem claros de quando o homem foi severamente castigado por recorrer às soluções humanas quando devia ter buscado a Deus. Um caso típico é o de Elias enfrentando os soldados de Acazias, por haver Deus, por intermédio dele impedido a ida dos servos do rei Acazias a consultar Baal-Zebub (ou Belzebu, de acordo com a tradução bíblica) e dizendo-lhe que morreria por conseqüência de sua enfermidade.

Deve ficar claro que o caminho cristão para o sucesso não é a afirmação da força e do poder do homem, mas sim de sua fraqueza e rendição ao poder de Deus. O Evangelho propõe que se troque a auto-ajuda pela ajuda do alto.

Aquele que assim faz, sabe que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza humana. Não uma fraqueza moral, como quem foge dos desafios que o direito de viver impõe, mas o reconhecimento das limitações inerentes a tudo quanto não é divino. Aquele que se rende à força de Deus pode afirmar: "Quando sou fraco é que sou forte", e juntar-se aos heróis fracos que, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, fizeram-se
poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros, foram torturados e não aceitaram resgate, passaram' pela prova de escárnio e açoites, de algemas e prisões, foram apedrejados, serrados ao meio, andaram peregrinos, maltratados, necessitados e afligidos, e, ao final, receberam de Deus o epitáfio: "Homens dos quais o mundo não era digno."


(*) Ed René Kivitz é Pastor da Igreja Batista em Água Branca, São Paulo, SP.

Publicado na Revista Vinde - Setembro/99 - Seção Diálogo

OS GUERREIROS SE PREPARAM

















Os guerreiros se preparam para a grande luta
E Jesus, o Capitão, que avante os levará.
A mílicia dos remidos marcha impoluta;
Certa que vitória alcançará!

Eu quero estar com Cristo,
Onde a luta se travar,
No lance imprevisto
Na frente m'encontrar.
Até que O possa ver na glória,
Se alegrando da vitória,
Onde Deus vai me coroar!

Eis os batalhões de Cristo prosseguindo avante,
Não os vês com que valor combatem contra o mal?
Podes tu ficar dormindo, mesmo vacilante,
Quando atacam outros a Belial?

Dá-te pressa, não vaciles, hoje Deus te chama
Para vires pelejar ao lado do Senhor;
Entra na batalha onde mais o fogo inflama,
E peleja contra o vil tentador!

A peleja é tremenda, torna-se renhida,
Mas são poucos os soldados para batalhar;
Ó vem libertar as pobres almas oprimidas
De quem furioso, as quer tragar!

UM PENDÃO REAL



Um perdão real vos entregou o Rei
A vós, soldados Seus;
Corajosos, pois, em tudo o defendei,
Marchando para os céus.

Com valor! Sem temor!
Por Cristo prontos a sofrer!
Bem alto erguei o Seu pendão,
Firmes sempre, até morrer!

Eis formados já os negros batalhões
Do grande usurpador!
Declarei-vos, hoje, bravos campeões;
Avante sem temor.

Quem receio sente no seu coração,
E fraco se mostrar,
Não receberá o eterno galardão,
Que Cristo tem pra dar.

Pois sejamos, todos, a Jesus leais,
E a Seu real pendão;
Os que na batalha sempre são fiéis,
Com Ele reinarão.

A IGREJA E O CANDONBLÉ



O namoro do catolicismo com o Candomblé, na Bahia, é um fato inegável. Há períodos em que essa aproximação está maior, mais próxima de uma festa nupcial. De quando em vez, uma ruptura, uma desenlace, um desentendimento, tudo dependendo do grau de liberalismo do bispo local.
Tenho as minhas dúvidas se a maioria do povo católico aceita de bom grado esse conchavo. Seria um bom motivo para se fazer uma pesquisa de opinião, neste Brasil tão carente de estatísticas.

A verdade é que uma das razões de alguns ou de muitos concordarem com essa tolerância religiosa é o desconhecimento do real significado do Candomblé. Primeiramente, devemos saber que o Candomblé, Umbanda, Quimbanda (para ficarmos só nestes) são práticas espíritas, e como tal condenadas por Deus.

A autoridade suprema no Candomblé - festa religiosa de origem africana, dos iorubas, povo africano do sudoeste da Nigéria – é o Babalorixá, pai-de-santo, babá ou babalaô. Ele é o mestre, guia e chefe de um terreiro, encarregado de dirigir o culto aos Orixás, Mas quem são os Orixás? Que são essas entidades a quem os candomblecistas prestam culto e adoram? Vejamos alguns conceitos extraídos da Enciclopédia BARSA, 1977.

a) "A liturgia do candomblé reverencia a memória dos orixás, praticada por aqueles que se acreditam seus descendentes, como forma de trazer seus espíritos de volta ao convívio dos vivos pela reencarnação durante o culto. O nome orixá se aplica às divindades trazidas ao Brasil pelos negros escravizados da África ocidental. Entre os escravos, orixá foi traduzido por santo, em analogia com os santos católicos, expediente destinado a proteger o culto contra a intolerância oficial. As cerimônias de invocação aos orixás se realizam nos terreiros".

b) "Cada orixá é reverenciado com suas cores, insígnias e comidas características, danças e gritos de saudação. Algumas das principais entidades dos cultos afro-brasileiros são: Ogum, irmão Obaluiê e de Oxóssi, é a divindade dos que trabalham ou utilizam o ferro. Manifesta-se como um guerreiro que dança com a espada. Seu dia da semana é terça-feira, e suas contas são azul-escuras. Recebe sacrifícios de bodes e galos e gosta de inhame assado com azeite. É sincretizado com santo Antônio, na Bahia, e com são Jorge, no Rio de Janeiro. Seu grito de saudação é "Ogum iê!".

c) "Oxóssi é o deus dos caçadores, muito popular na Bahia. Recebe sacrifícios de porcos e bodes. Sua comida é axoxô (milho branco cozido com lascas de coco). Corresponde na Bahia a são Jorge e no Rio de Janeiro a são Sebastião. Seu grito de saudação é "Okê arô!"

d) "Omolu, ou Obaluaiê, é a divindade das doenças contagiosas. Recebe sacrifícios de bodes e porcos. Gosta de pipoca e aberém (massa de milho branco assado em folhas de bananeira). Identifica-se com são Lázaro e são Roque. Sua saudação é "Atotô!".

e) "Oxumaré é a cobra e o arco-íris, e simboliza a riqueza e o dinamismo dos movimentos. É sincretizado em são Bartolomeu. Recebe homenagens especiais no dia 24 de agosto, o seu dia. Usa colares de búzios enfiados em forma de escamas de cobra, e come guguru (mistura de feijão fradinho com milho, cebola, azeite e camarão) e caruru sem caroços de quiabo. Recebe sacrifícios de galos. Quando dança, leva na mão uma cobra de ferro. Sua saudação é "Aô boboi!".

f) "Iemanjá é a divindade associada à água salgada no Brasil, mas na África apenas ao rio Ogum (que não tem nenhuma relação com o orixá Ogum). É a mãe dos outros orixás. Geralmente é representada sob a forma de sereia: cabeça, tronco e busto femininos e apêndice caudal de peixe. Sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, das Candeias, do Carmo ou da Piedade, recebe oferendas rituais levadas ao mar por embarcações. Seus alimentos sagrados são o pombo, a canjica, o galo e o bode castrado, e o seu dia da semana é sabado. Dança vestida de azul, imitando o movimento das ondas do mar. Festejada na Bahia em 2 de fevereiro, e em 31 de dezembro, no Rio de Janeiro. Sua saudação é "Odô-iá!".

g) "Xangô é a divindade que domina trovões, raios e tempestades, simbolizada por machados de pedra num alguidar de madeira. É sincretizado em são Jerônimo. Recebe sacrifícios de carneiros, galos e cágados. Come amalá (quiabo com camarão ou carne) e begiri (quiabo com azeite, camarão, inhame, sal e cebola). A saudação que se dirige a ele é "Kawô kabiecilê!".

h) "Iansã, uma das esposas de Xangô, é o orixá dos ventos e das tempestades. É sincretizada com santa Bárbara. Recebe sacrifícios de cabras, dança com mímica guerreira, e come acarajé. Sua saudação é "Epa hei!".

i) "Oxum, também mulher de xangô, representa na Bahia a água doce. É sincretizada com Nossa Senhora das Candeias. Come mulucu (feijão fradinho com cebola, sal e camarão) e adum (fubá de milho com mel e aceite). Sua dança é faceira, mas ocasionalmente também belicosa É saudada com o grito "Ora Iêiê ô!".

j) "Obá, a mais velha das três mulheres de Xangô, é a divindade ligada ao rio Obá, na Nigéria. Raramente aparece no candomblé, mas quando o faz quase sempre briga com sua rival Oxum. Come cabra e galinha d'angola".

k) "Oxalá, ou Obatalá, é a divindade que preside a procriação. Aceita sacrifícios de pombas, cabras e galinhas. É saudada com o grito "Êpa-babá" e sincretizado na Bahia, com o Senhor do Bonfim".

l) "Erê é um orixá filho de Xangô. Manifesta-se por meio de linguagem infantil e se comporta como criança".

Como se vê, Candomblé nada tem a ver com Cristianismo. O deus-orixá, de múltiplas faces e nomes, não é o nosso Deus. A alegação de que Deus está em toda parte, todos são filhos de Deus, que Deus ama a todos, e por isso devemos nos aproximar dos cultos afro-brasileiros, é, no mínimo, ingênua. Todavia, não acredito que o namoro do Catolicismo com o Candomblé dê em casamento. A decisão de abraçar, acolher, acomodar o Candomblé dentro dos templos católicos seria um tremendo desacerto.

O Candomblé lida com demônios; a finalidade de seus rituais é agradar aos orixás com oferendas e sacrifícios; as saudações são dirigidas aos demônios; os cânticos expressam homenagens aos demônios; nos rituais de iniciação as filhas-de-santo são obrigadas a beber sangue podre; a entregar seus corpos para serem possuídos pelos demônios; a obedecer cegamente ao pai-de-santo, etc. E mais: nas festas do Candomblé todas as filhas-de-santo recebem (incorporam, ficam possuídas) seus respectivos espíritos-guias. Este não é o lugar apropriado para um filho de Deus, um crente em Jesus, um cristão verdadeiro. Candomblé e Cristianismo são irreconciliáveis.

Os espíritas devem ser amados e evangelizados. Mas para isso não precisamos tocar seus atabaques, comer suas iguarias contaminadas e cantar seus hinos satânicos. Não precisamos ir aos quintos dos infernos para evangelizar a Satanás. Não existe e nunca existirá conciliação entre as trevas e a luz: "Que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso" (2 Coríntios 6.14-18).

Uma coisa é certa: a Igreja do Senhor Jesus, assim entendido o Corpo de Cristo, não come, nunca comeu e jamais comerá das mãos dos Orixás, do Exu, do Pomba-gira, do Preto-Velho, de Iemanjá ou de qualquer demônio. Jamais nos alegraremos com os cânticos de louvor a Satanás; nossos templos estarão sempre fechados a qualquer prática espírita, seja do Candomblé, da Umbanda ou Quimbanda. Mas estaremos sempre de braços abertos para receber homens e mulheres oriundos de qualquer seita, para lhes dizer que só em Jesus Cristo há salvação, "porque em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4.12).



A Igreja se manterá distante dessas práticas satânicas. Não só distante mas sempre pronta para combatê-las com a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.



A FORÇA DO PERDÃO



Um certo beduíno estava dentro da sua tenda ao sol da Palestina quando entrou correndo um garoto adolescente, que se refugiou atrás dele, chorando e grunhindo. Logo em seguida chegou uma turba alvoroçada, empunhando cacetes e facas. Abriram a portinha da tenda e disseram ao beduíno: "Dá-nos este menino porque ele é um assassino". O beduíno respondeu: "Mas há uma lei entre nós que diz que quando um assassino se refugia numa tenda e o dono da tenda lhe der abrigo e guarida, ele está absolvido. Eu me compadeci deste garoto, quero perdoar-lhe". E o garoto tremia... Mas eles disseram: "Você quer perdoá-lo porque não sabe o que ele fez e nem a quem matou". O beduíno falou: "Não importa, eu quero perdoá-lo".

Os homens então afirmaram: "Ele matou seu filho. Vá ver o corpo dele sangrando na areia ali fora". O beduíno caiu num profundo silêncio, depois, enxugando as lágrimas, disse: "Então eu vou criá-lo como se fosse o meu filho a quem ele matou". 

Este é o padrão do perdão divino para nós.


A FÁBULA DO VELHO SÁBIO




Era uma vez um guerreiro, famoso por sua invencibilidade na guerra. Era um homem extremamente cruel e, por isso, temido por todos. Quando ele se aproximava de uma aldeia, os moradores saiam correndo para as montanhas, onde se escondiam do malvado guerreiro. Subjugou muitas aldeias.

Certo dia, alguém viu ele se aproximar com seu exército de uma pequena aldeia, onde viviam alguns agricultores e entre eles um velhinho, muito sábio. Quando o pessoal escutou a terrível notícia da aproximação do guerreiro, tratou de juntar o que podia e fugir rapidamente para as montanhas. Só o velhinho ficou para trás. Ele já não podia fugir. O guerreiro entrou na aldeia e foi cruel, incendiando as casas e matando alguns animais soltos pelas ruas. Até que chegou na casa do velhinho. O velhinho, quando o viu se assustou. E sem piedade, foi dizendo ao velhinho que seus dias haviam chegado ao fim. Mas, que lhe concederia um último desejo, antes de passá-lo pelo fio de sua espada. O velhinho pensou um pouco e pediu que o guerreiro fosse com ele até o bosque e ali lhe cortasse um galho de uma árvore. O guerreiro achou aquilo uma besteira. -"Esse velho deve estar gagá. Que último desejo mais besta." Mas, se esse era o último desejo do velhinho, havia que atendê-lo. E lá foi o guerreiro até o bosque e com um golpe de sua espada, cortou um galho de uma árvore.-" Muito bem" disse o velhinho. -"O senhor cortou o galho da árvore. Agora, por favor, coloque esse galho na árvore outra vez." O guerreiro deu uma grande gargalhada, dizendo que esse velho deve estar louco, pois todo mundo sabe que isso já não é mais possível, colocar o galho cortado na árvore outra vez". O velhinho então lhe respondeu:

- "Louco é você que pensa que tem poder só porque destrói as coisas e mata as pessoas que encontra pela frente. Quem só sabe destruir e matar, esse não tem poder. Poder tem aquela pessoa que sabe juntar, que sabe unir o que foi separado, que faz reviver o que parece morto. Essa pessoa tem verdadeiro poder".


A CONFISÃO DOS PECADOS


    

Introdução: A confissão de pecados foi uma exigência nos tempos do Antigo Testamento -Levítico 5.5, Números 5.7- e tal doutrina não mudou. A ocultação de pecados denota deslealdade e traição a santidade de Deus. A confissão faz bem a alma.



1 – Conceitos de confissão

a) – Na religião: Admitir a culpa pessoal.
b) – Na psicologia: Desabafar, aliviar a consciência.
c) – Na vida profissional: Assumir o erro.
d) – Na sociedade: Admitir a limitação pessoal.
c) – Diante de Deus: Reconhecer-se pecador.

2 – Confissões legítimas

a) – Na ocasião do batismo – Conversão – Mt. 3.6b
- Desencargo de consciência
b) – No reencontro com Deus – Reconciliação – Lc. 15. 18 - 21
- Expor os passos do pecado e pedir misericórdia.
c) –Quando admoestado – Arrependimento – II Sm. 12.1 - 14
- Demonstrar arrependimento e desejo de reatar a comunhão – Sl. 51; Sl. 38

3 – Confissões ilegítimas
a) – Confissão com tentativa de inocentar-se da culpa Gn. 3.12
- Resultado: Castigo conforme a advertência.
b) – Confissão por medo – Faraó – Ex. 10.16 – 17
- Resultado: Infrutífera
c) – Confissão forçada – Acã - Js. 7.17 – 26
– Resultado: Condenação a morte.
d) – Confissão fria – Judas – Mt. 27.3-4
- Resultado: Desespero e suicídio

4 – Confissões coletivas

a) – Israel - No cativeiro babilônico – Dn. 9.4-19
b) – Israel - Após o cativeiro babilônico – Ne. 9.2; Ed. 10.1, 11
5 – A decisão pessoal de confessar a Deus a transgressão
a) – Salmo 32.5 – "Dizia eu... confessarei... confessei..."
b) – Lucas 15.18 – 22 - "Pai, pequei contra o céu... e perante ti..."
c) – Lucas 18.13b - "Ó Deus, tem misericórdia de mim pecador".
d) – Lucas 5.8b - "Sou um pecador".

6 – Promessas ao que confessa seus pecados

a) – Alcançará misericórdia – Pv. 28.13
b) – Perdão dos pecados – I Jo. 1.9a
c) – Purificação de toda injustiça – I Jo. 1.9b


Conclusão: Uma sensação de alívio psicológico e espiritual envolve aquele que humildemente confessa os seus pecados. Deus é rico em perdoar Is. 55.7b; e retornará a alegria da salvação para aquele que é perdoado.

A CASA QUEIMADA



Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano.

Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada.

Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço construiu uma casinha para ele.

Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha.

Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim, com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca.
Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos:

- Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar por completo. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?

Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo:
- Vamos rapaz?
Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo:

- Vamos rapaz, nós viemos te buscar...
- Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?
- Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante.

Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus queridos.

MORAL DA HISTÓRIA - Quantas vezes nossa "casa se queima" e nós gritamos como aquele homem gritou? Em Romanos 8,28 lemos que todas as coisa contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Às vezes, é muito difícil aceitar isto, mas é assim mesmo. É preciso crer e confiar!






A ÁRVORE BOA E A ÁRVORE MÁ


Vocês já observaram que muitas vezes na Palavra de Deus, nós somos comparados a árvores? - Pois é, - Vemos que Jesus é a videira e nós os ramos, e se permanecemos nele damos muito fruto ( Mas não é só isso: Jesus nos ensinou também que pelo fruto se conhece a árvore. Porque não ode a árvore boa dar fruto mau e vice-versa. Por isso também aprendemos sobre o fruto do Espírito em gálatas 5:22 é o fruto bom que todo cristão deve demonstrar em sua vida, pois estando enraizado m Jesus e deixando fluir em sua vida o Espírito de Deus, que transforma a alma, o resultando é este fruto lindo com vários gomos que lemos em Gálatas :) "MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É: AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO." E você amado? - Que tipo de árvore você é? - Já pensou sobre isto? Em Jeremias 17:5-8, temos sobre duas árvores bem diferentes: com qual delas você se identifica? "Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como o arbusto solitário no deserto, e NÃO VERÁ QUANDO VIER O BEM; antes morará nos lugares ecos do deserto, na terra salgada e inabitável." (Jeremias 17:5,6) Vemos que o homem que confia o homem, em sua própria força, ou mesmo na força de outra pessoa que não seja Deus, é maldito; e é como a árvore plantada no deserto. Está em lugares secos e inabitáveis! que dureza :( E segundo o versículo 6 está pessoa não sente quando vem o bem..... é alguém de alma amargurada, são consegue confiar em Deus, portanto não tem alegria em seu espírito, apenas uma sequidão que az com que não sinta quando chega o bem. Nossa! Já pensou o que é não poder sentir quando vem o bem?? é maus mesmo :( Mas glória a Deus, porque este texto de Jeremias não para por aí :)))))))))))))))))))))))) veja o que vem a seguir: nos versículos 7 e 8: "Bendito o homem que confia o Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e NÃO RECEIA QUANDO VEM O CALOR, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão NÃO SE PERTURBA NEM DEIXA DE DAR FRUTO." (Jeremias 17:7,8) Que lindo! - Que delícia! glória a Deus! :)) Vejam: enquanto a outra árvore mora no lugar seco e quando vem o bem ela não sente, esta aqui está plantada junto a ribeiros de água e quando chega o tempo de sequidão, ou seja: quando vem o mau, ainda assim a sua folha permanece verde e ela continua a dar o seu fruto, que benção! - Olhem isso: A ÁRVORE MÁ NÃO SENTE QUANDO VEM O BEM, e a ÁRVORE BOA NÃO SENTE QUANDO VEM O MAL. Claro: Jesus nos ensinou que não devemos viver baseados nas circunstâncias, devemos viver por fé :) Paulo disse em 2Coríntios5:7 PORQUE ANDAMOS POR FÉ, E NÃO POR VISTA :) - Se somos como a árvore boa: estamos plantados m Jesus e não sentimos quando vem o mal tempo :) continuamos a dar fruto, mas a árvore má que está no deserto, está seca e não dá fruto, e mesmo se o tempo bom vier, se o bem chegar ela não percebe e continua seca, pois tem a sua base no deserto e não na água viva que é Jesus, tem colocado a sua fé e confiança em lugar errado :( Mas glória a Deus, porque nós, como ramos da videira que é Cristo temos aprendido a confiar em Jesus. , e por isso: podemos ser como a árvore que citada em salmo 1:3 :)) "Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. (Salmo 1:3) E TUDO QUANTO FIZER PROSPERARÁ!!! Amados, recebam está benção da Palavra sobre a árvore boa para o seu dia hoje - E TUDO O QUE FIZER PROSPERARÁ!! Porque você confia em Jesus, está plantado junto a ribeiros e medita na sua palavra dia e noite!! Glória a Deus!

MINHA SINCERA HOMENAGEM A TODOS ESSES "ANJOS" QUE ATENDE POR MÃE

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

ÊXODO 20:12

09/05/2014

OMBRO AMIGO



"O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão." Provérbios 18.24


Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo?
Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse:

- Minhas orelhas, mãe.
-Não, disse ela. Muitas pessoas são surdas...
Mas continue pensando sobre este assunto.
Em outra oportunidade eu volto a lhe perguntar.
Algum tempo se passou até que minha mãe perguntou outra vez.
Eu havia pensado bastante e imaginava ter encontrado a resposta correta.

Assim, desta vez eu lhe disse:
- Mãe, a visão é muito importante para todos, então devem ser nossos olhos.
Ela me olhou e disse:
- Você está aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correta, porque há muitas pessoas que são cegas...

Eu havia errado outra vez!
Continuei minha busca por conhecimento ao longo do tempo.
Minha mãe voltou ao assunto várias vezes, mas a cada resposta minha, ela retrucava:
- Não... Mas você está ficando mais esperta a cada ano.

Então, um dia, meu avô morreu.
Todos estavam tristes.
Todos choravam.
Até mesmo meu pai, que eu nunca havia visto chorar.
Minha mãe olhou para mim quando fui dar o meu adeus ao vovô, e me perguntou:

- Você já sabe qual a parte do corpo mais importante?
Fiquei um tanto chocada por ela me fazer a pergunta justamente naquele momento.
Sempre achei que era apenas um jogo entre nos duas.
- Hoje é o dia em que você necessita aprender esta importante lição , disse ela.

Ela me olhou de um jeito que só uma mãe pode fazer e falou:
- Minha querida, a parte do corpo mais importante são seus ombros.
Intrigada, perguntei:
- Porque eles sustentam minha cabeça?

- Não, respondeu ela, é porque podem apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando eles choram. Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento de sua vida.
Naquela ocasião eu descobri qual a parte do corpo mais importante. Descobri, também, a importância de ser " simpático " à dor dos outros.
Porque, naquela hora, quem precisou de um ombro fui eu.

- Eu espero que você tenha bastante amor e amigos, e que seus ombros estejam sempre à disposição quando alguém precisar, disse minha mãe.
Sempre que recordo este fato, lembro da seguinte citação:
"As pessoas esquecerão do que você disse... esquecerão do que você fez... mas as pessoas nunca esquecerão do que você as fez sentir."

"Os bons amigos são como estrelas... Você nem sempre as vê, mas sabe que sempre estão lá".


Autor desconhecido

COPO DE ÁGUA



“Olhai para mim, e serei salvos, vós, todos os confins da terra; pois eu sou Deus, e não há outro.” Isaías 45:22

Um adolescente, após ter sido castigado por seus pais algumas vezes, e chegando a conclusão de que não conseguiria se corrigir dirigiu-se ao diretor do colégio e humildemente perguntou:

“Professor, o que devo fazer para não cometer esses erros novamente? Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo!”

O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e entregou-o ao jovem dizendo:

“Filho, ande com esse copo por todo o colégio, entre em todas as salas, suba e desça todas as escadas, entre em todos os becos, nos jardins, e volte aqui sem derramar uma só gota dessa água.”

“Impossível” – disse o jovem. “Não vou conseguir!”.

“Se você quiser, vai conseguir sim” – disse o mestre.

O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas, entrou e saiu de salas, becos e jardins, e voltou sem ter derramado a água.

O mestre olhou, bate-lhe no ombro e carinhosamente e diz: “Não viu as garotas que passeavam pelo jardim no horário de aulas? Os colegas que te convidavam para um copo de bebida, ou uma tragadinha, um cigarrinho?”

“Não!” – responde o jovem. “Eu estava com os olhos fixos no copo.”

O mestre sorri, e diz:

“Se você fixar os olhos em Cristo, como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as tentações e não cometerá mais as faltas pelas quais tem sido castigado.”

“OLHE PARA CRISTO, E DEIXE-O SER O RUMO DA SUA VIDA.”

Desconheço o autor

SER GRATO...EM TODO TEMPO


"Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca." Salmos 34.1



Ser grato a Deus quando TUDO vai bem,
louvar quando a mesa está farta
colocar um adesivo DEUS É FIEL no carro zero,
é muito fácil.

Para alguns de nós parece que Deus só
é FIEL se as coisas estiverem bem.

Será que nos dias ruins, DEUS deixa de ser BOM E FIEL?
Será que seu AMOR e fidelidade se esgotam ou
diminuem nos dias maus?

Não....ELE é o mesmo, seu amor e fidelidade
não se alteram nas mudança dos "TEMPOS" .

Quando mantemos um coração grato a Deus em TODO TEMPO , as coisas podem até não mudar, mas o nosso coração sim.

Nesses dias confiar e depender naquele que tem
TODO PODER, haverá PAZ em meio ao caos.

NUNCA ESQUEÇA: O amor e a fidelidade de Deus não se esgota nem diminuem nos desertos, nem nos dias de escassez.




By Irismar Oliveira

GRUPO GAY DA BAHIA PREMIA CELEBRIDADES QUE CRITICARAM PUBLICAMENTE O PASTOR MARCO FELICIANO



O pastor Marco Feliciano (PSC-SP) foi o centro das escolhas do Grupo Gay da Bahia (GGB) para os prêmios “Triângulo Rosa” e “Pau de Sebo”. O primeiro, é um agradecimento do GGB às pessoas que apoiaram os ativistas gays, e o segundo, uma crítica aos opositores.

No centro das atenções de ambos os prêmios, Feliciano rendeu prêmios “Triângulo Rosa” a Ivete Sangalo, Preta Gil, Elke Maravilha, Letícia Sabatella, Fernanda Montenegro e Juca Chaves. Durante a crise da posse do pastor na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, os nomes acima se posicionaram contra Feliciano.

O mesmo prêmio foi concedido ao Colegiado Budista Brasileiro e ao grupo de 153 pastores e líderes de igrejas Batista, Metodista, Presbiteriana, Escola Superior de Teologia, Koinonia, Luterana, Assembleia de Deus, Episcopal Anglicana, Brasil para Cristo, que assinaram um manifesto com críticas à forma como o pastor Marco Feliciano se posicionou sobre os gays.

Do lado contrário, o GGB ainda “premiou” o jornalista da TV Globo Alexandre Garcia e o Jornal do SBT com um “Pau de Sebo”, pelo posicionamento em defesa do pastor Marco Feliciano.

O mesmo troféu “Pau de Sebo” também foi destinado à Associação de Psicólogos e Profissionais Pró Família, por conta do apoio prestado à psicóloga Marisa Lobo, colunista do Gospel+. Na visão do GGB, Lobo faz “frequentes declarações homofóbicas”, segundo informações do site LGBT Parou Tudo.

A cantora Mara Maravilha também recebeu o “Pau de Sebo” por ser contra o beijo gay e criticar o casamento de Daniela Mercury com a jornalista Malu Magalhães. Já o rapper Juninho Lutero foi lembrado pela música “Matéria Prima”, que faz críticas à prática homoafetiva.

O GGB premiou a dupla sertaneja Bofinhas Evangélicas, Aline & Duda, de Araraquara (SP) com um “Triângulo Rosa” por se assumirem lésbicas. O nome da dupla é uma clara crítica à postura evangélica contrária aos gays.

fonte: noticias gospel
recebido por email

JORNALISTA QUER INDENIZAÇÃO DE ISRAEL POR CONTA DAS DEZ PRAGAS LANÇADAS SOBRE O EGITO ANTES DO ÊXODO JUDEU



As 10 pragas bíblicas enviadas ao Egito enquanto o faraó se recusava a libertar o povo judeu do cativeiro estão no centro de um debate no país. Um jornalista e escritor de um importante jornal local quer processar Israel para cobrar uma indenização pelos prejuízos causados ao país pelas pragas.

Ahmad al-Gamal, colunista do diário Al-Yawm Al-Sabi, reconhece as pragas mencionadas na Bíblia como verdadeiras, e em cima disso, quer que o Egito seja indenizado: “Queremos ser compensado pelas 10 pragas que foram impostas a nós como resultado das maldições dos antepassados judeus que caíram sobre nossos antepassados. Eles não mereciam pagar pelo erro do governante do Egito naquela época, o faraó”, escreveu al-Gamal.

De acordo com o WND, a pedida de al-Gamal é encarada como piada por muitos dos leitores do jornal, porém, há pessoas que tomaram o texto como um argumento sério, afinal o país atravessa uma grave crise econômica e política. No lado oposto da questão, Israel é a nação com democracia mais estabelecida no Oriente Médio, e há anos desfruta de estabilidade política e econômica.

“O que está escrito na Torá demonstra que o faraó que oprimiu os filhos de Israel, não o povo egípcio. Mas caiu sobre nós a praga de gafanhotos, e nada permaneceu após a praga que impediu as águas do Nilo de ser bebida por um longo tempo, a praga da escuridão que manteve o país escuro”, explica al-Gamal. “Queremos uma compensação por todo o ouro, prata, cobre, pedras preciosas, têxteis, couro e madeira, peles de animais e outros materiais que os judeus usavam em seus rituais”, cobrou, fazendo referência ao material que foi usado para a construção de Tabernáculo no deserto.

Porém, há também quem critique o colunista, pois sendo muçulmano, o fato de ele ter citado passagens bíblicas do Antigo Testamento irritou os radicais religiosos do país.


fonte: noticias gospel
recebido por email

PRETA GIL REVELA SUA CONVERSÃO AO EVANGELHO



Preta Gil, cantora filha de Gilberto Gil, afirmou que se converteu ao Evangelho e tem na Bíblia, uma inspiração para tomar suas decisões. A declaração foi feita numa entrevista recente ao portal Uol.

Às vésperas de seu casamento com Rodrigo Godoy, Preta diz que tem recebido aconselhamento de um casal de pastores, mas prefere não se filiar a nenhuma denominação.

“Eu procuro seguir a Bíblia, sou cristã. Mas não me considero evangélica, pois não me enquadro a nenhuma dessas igrejas. Eu tenho um pastor e uma pastora que são meus guias, neles eu confio. Sem precisar passar por uma igreja ou coisa desse tipo”, disse a cantora, demonstrando enquadrar-se no perfil de novos evangélicos detectado pelo IBGE no Censo 2010.

Mesmo sob orientação de pastores, Preta se casará num templo católico, por seu noivo ser fiel à igreja romana. Para tanto, precisará passar por um curso, que é exigido pela doutrina católica.


fonte: noticias gospel
recebido por email

08/05/2014

A ATITUDE DE UM HOMEM QUE MUDOU A HISTÓRIA DE UMA NAÇÃO




Texto base: II Reis 6.23
Divisa: (Pv. 16.7)


A igreja como porta de voz na terra, foi chamada para revolucionar lares, bairros, cidades, estados, países e até mesmo o mundo.


Desenvolvimento:

O texto que nos servirá de ponto de partida, para entendermos qual a missão do crente no território em que vive. Fala a respeito da investida do exército da Síria contra a nação de Israel. Diante da qual o profeta Eliseu, foi o instrumento que Deus usou para frustrar os desígnios de Bene Hadade e, concernente à nação israelita.

Veremos a seguir alguns tópicos importantes e quer revelarão as atitudes de um homem que mudou a história de uma nação!

I. II Reis 6.8: Ele anunciava a tempo e fora de tempo, a mensagem divina aos ouvidos do povo, com o objetivo de frustrar os projetos de Satanás.

II. II Reis 6.15 – 17: Ele intercedeu a favor do seu servo Geazi, para que ele contemplasse o exército de Deus que era superior ao exército da Síria;
III. II Reis 6.19 – 20: Ele conduziu os seus adversários até o lugar do banquete, que ele os serviria; e que os faria recuar;
IV. II Reis 6.21-23: Ele mudou a história de uma nação.

Outros personagens que atuaram virtuosamente e revolucionaram nações e povos:

• Moisés: Revela a atitude de um grande líder; (Ex. 32.32).
• Jó: A atitude de um verdadeiro e autêntico servo em meio às adversidades. (Jô 1. 22)
• João Batista: A atitude de um profeta que perdeu a cabeça, mas não consentiu com o pecado (Mc. 6. 17-26).
• Rei Davi: A atitude de um rei perante o seu pecado. (Sl. 51. 10-12)
• Jesus: Entregou-se à vontade de Deus, pois além da cruz Ele viu a humanidade (Mt. 26. 37-45)

Conclusão:
“Os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões” Hb. 11.32.

GRAÇA E PAZ!!

A ÁRVORE DOS PROBLEMAS


Esta é uma história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda.

O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu de seu carro furou e ele deixou de ganhar uma hora de trabalho. A sua serra quebrou, ele cortou o dedo, e finalmente, seu carro não funcionou no final do dia na hora que iria embora.

O homem que contratou o carpinteiro ofereceu-lhe uma carona para casa e durante o caminho o carpinteiro não falou nada.

Quando chegaram a sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família. Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com suas mãos. Depois de abrir a porta de casa, o carpinteiro transformou-se! Os traços tensos de seu rosto transformaram-se em um grande sorriso. Ele abraçou seus filhos e beijou sua esposa afetuosamente.

Um pouco mais tarde o carpinteiro acompanhou sua visita até o carro. Assim que eles passaram pela árvore o homem perguntou por que ele havia tocado na planta antes de entrar em casa.

"Ah", respondeu o carpinteiro, "esta é minha árvore dos problemas. Como eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho e, também sei, que não posso traze-los para meus filhos e esposa, então eu resolvi que toda a noite eu deixaria os meus problemas nesta árvore e os pegaria na manhã seguinte."

"E funcionou?", perguntou o homem já chegando no seu carro.

"Se o senhor quer saber, funcionou melhor do que eu esperava. Todas as manhãs quando eu volto para pegar meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior..."