01/12/2013

A ORIGEM DO HOMEM


Gênesis 1.26 – 27; 2.7


INTRODUÇÃO: O que aprendemos nem sempre é a verdade; será que nós cristãos podemos afirmar que o homem veio do macaco? Parece até uma contrariedade aos princípios bíblicos, porem qual seria a nota de um aluno que respondesse em uma prova na faculdade, uma questão sobre a teoria da evolução em que o homem não veio do macaco, e sim, criado do pó da terra à imagem e semelhança de Deus?


Certamente são perguntas que somos acostumados a ouvir, a ler em revista, em documentários científicos, que apresentam o ser humano com uma naturalidade tão grande, e porque não dizer também, com tanta segurança, afirmando que o homem veio de um processo de evolução, deixando de lado o que existe de mais belo no homem, a sua origem em Deus como a obra prima de toda a criação, e não sentem nem uma necessidade de explicar por que colocaram o homem em uma posição privilegiada de evolução em relação à forma e posição dos demais animais.

Sabemos, verdadeiramente que todos os seres vivos são criaturas de Deus E mesmo sabendo que todos foram criados, porem podemos afirmar que nem todos estão no mesmo nível, Deus criou o homem com inteligência, sabedoria e com livre arbítrio para tomar as suas próprias decisões.

ORIGEM DA HUMANIDADE – ANTROPOLOGIA
A ciência natural cujo objeto é o estudo e a classificação dos caracteres físicos dos grupos humanos é denominada de Antropologia. O progresso desta ciência ultrapassou todas as expectativas sobre a origem da humanidade, principalmente após o trabalho publicado de Darwin e Wallace sobre o evolucionismo.

Hoje segundo Emilio Willems (Dicionário de Sociologia Globo) a Antropologia está divida em dois ramos mais comum, a Antropologia Cultural e a Antropologia Física (Esta se propõe a estudar a espécie humana, suas origens, evolução e diferenciação em tipos raciais).

Evolução Humana
O Estudo da evolução humana é um dos objetivos da Antropologia Física, há muitos anos os estudiosos do assunto tem procurado saber a origem do homem e o seu desenvolvimento, e com a descoberta dos fosseis humanóides passou-se a aceitar o fenômeno da evolução do homem de alguma forma de vida inferior. O conhecimento do ser humano pela ciência exige o estudo das diferentes fases pelas quais a humanidade passou, desde o Homo primitivo até o homem atual (moderno).

Fases do Desenvolvimento Humano
O homem é um primata que, de um antropóide, transformou-se em um hominídeo. O Ramapithecus, segundo os cientistas, esta colocada na condição de ancestral do homem, a evidencia da evolução a partir de ancestrais pré-humanos está nas descobertas de fosseis. A teoria da evolução pode não ser verdadeira, mas fornece a desculpa necessária para os que precisam de espaço para agir fora dos princípios morais estabelecidos por Deus.

ORIGEM DA HUMANIDADE EM DEUS
A teoria da evolução não é verdadeira, e fornece a desculpa necessária para o homem agir fora dos princípios morais estabelecidos por Deus. Aceitar a teoria da evolução necessariamente envolve três conseqüências inevitáveis:

Não aceitar, Deus como o Criador do ser humano;

Dá crédito às idéias do homem, prestando assim adoração ao homem;

Tirar a dignidade do ser humano, que ele recebeu quando Deus o criou conforme a sua imagem e que o torna totalmente diferente de todos os outros seres vivos criados.

A teoria da evolução se torna, uma distração espiritual, impedindo as pessoas de conhecer e honrar a Deus. Será que é tão difícil ver que existe um Criador? Quem pesquisar a natureza de uma forma honesta, terá de fechar os olhos para não ver que há um Criador Superior por trás de tudo o que foi criado. Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito. De acordo com o jornal inglês The Observer, até mesmo entre cientistas adeptos da evolução há divisão sobre a questão. De fato, não há um consenso acerca das suposições da evolução.

Embora o mundo moderno esteja experimentando extraordinários avanços na área tecnológica, há ainda questões básicas que todo ser humano quer entender e que até mesmo os computadores não conseguem resolver. A principal pergunta é: “Qual é a origem da vida?” Os adeptos da teoria da evolução estão, em nome da ciência, impondo suas respostas de todas as formas possíveis e censurando qualquer explicação que não respeite as idéias de Darwin. Eles têm fé de que eles possuem a ÚNICA resposta. Mas nossa fé é baseada não só no que a natureza e a ciência mostram, mas principalmente no que a Palavra de Deus nos afirma: “NO PRINCIPIO, CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA (GÊNESIS 1:1)”.

O Surgimento da Humanidade
Quando o Deus eterno decidiu criar o universo, toda a criação estava perfeita e completa em sua mente antes de existir qualquer parte dela. A coroa da criação, o homem, estava na mente de Deus antes do universo ser criado. Desde a Criação, Deus fez uma distinção entre as diferentes formas de vida. Ele criou as plantas e os animais, e depois criou o homem.

Este era claramente distinto das outras formas de vida pelo menos de duas maneiras:

O homem foi feito à imagem de Deus (Gênesis 1:26-27);

O homem foi colocado acima de todas as outras formas de vida que Deus tinha criado na terra (Gênesis 1:28-30).

Deus criou o homem como um ser inteligente para ter comunhão com ele. DE TODAS AS CRIATURAS, O HOMEM É O ÚNICO FEITO À IMAGEM DE DEUS (Gênesis 1:27). Desde a criação, Deus tem desejado que escolhamos imitá-lo e estar com ele. Para fazer isso, precisamos saber quem ele é, e o que ele deseja de nós. É por isso que Deus nos deu a Bíblia. Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda a boa obra (2 Timóteo 3:16-17). Ela começa com a história da criação, para nos mostrar o quanto Deus nos ama e o quanto ele quer que estejamos com ele.

Quando Deus disse: “FAÇAMOS O HOMEM A NOSSA IMAGEM, CONFORME A NOSSA SEMELHANÇA” (Gênesis 1.26) Ele estava criando um homem em caráter e personalidade semelhante a Sua, um ser com Caráter Moral com o mais belo atributo do homem a consciência.

CONCLUSÃO: O que podemos falar das idéias da evolução? Mas o que dizer do homem que as inventou? Refletindo em tudo o que havia feito, no fim da vida Charles Darwin confessou:

“Eu era jovem e minhas idéias não estavam formadas. Não quis saber de perguntas nem sugestões e o tempo todo me surpreendia com tudo o que estava fazendo. Para meu espanto, minhas idéias se espalharam como um incêndio florestal. As pessoas fizeram delas uma verdadeira religião”.

O termo mais apropriado é religião herética. Os evolucionistas passaram a seguir as idéias de Darwin com a paixão irracional dos heréticos. Aliás, é interessante observar que as grandes heresias muitas vezes começam com indivíduos que se desviam do Cristianismo. Tal foi o caso com Charles Darwin. Em sua juventude, ele se desviou do Cristianismo, “descobriu” a teoria da evolução, mas no fim mudou de direção. Todos têm o direito de mudar para melhor, não? Um dia, depois de falar sobre a santidade de Deus e da grandeza da Bíblia, Darwin confessou o que era mais importante para ele: Cristo Jesus e sua salvação.

Por ser Deus o criador de todas as coisas, não podemos nos calar diante de falsos “mestres”, e mesmo que venha ser cobrado um alto preço, não podemos aceitar que Deus foi um mero espectador da evolução do Homo primitivo, pois certamente, cremos que em Deus todas as coisas foram criadas.

| Autor: Luciano Santos | Divulgação: estudosgospel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário