15/12/2013

A VIDA EM TRÊS TEMPOS


Eclesiastes 3:1-8

Esse é talvez um dos mais belos textos que alguém poderia escrever.

Resume de forma perfeita uma realidade que só o Espírito Santo poderia inspirar: há um tempo próprio para todas as coisas e se algumas coisas estão no nosso controle, sobre outras não temos o menor poder de decisão.


O autor do livro de Eclesiastes divide a nossa vida em três tempos distintos, que poderiam ser resumidos em: nascer, viver e morrer.

Sobre o primeiro e o terceiro apenas uma frase: 'há tempo de nascer e tempo de morrer'. Simples e objetivo, como a dizer: é isso; sobre eles não temos controle; ninguém escolheu nascer; hora, lugar, filiação, pobreza ou riqueza. Tão pouco está no nosso controle o morrer. A depender da vontade do homem, a maioria jamais deixaria esta terra, por mais que a considere um 'vale de lágrimas' como é comum se ouvir. Tal como o nascimento, não há muito o que fazer sobre o tempo e o lugar da nossa partida, a não ser tentar protelá-la o máximo possível.


Porém sobre o segundo tempo de nossa vida o autor não economizou nos verbos: plantar ou arrancar, matar ou curar, edificar ou derrubar, chorar ou rir, prantear ou saltar de alegria, ajuntar ou espalhar, abraçar ou se afastar, buscar ou perder, guardar ou deitar fora, rasgar ou coser, falar ou calar, amar ou aborrecer, guerrear ou pacificar.

Esse tempo nos foi dado para o nosso controle e podemos escolher o que fazer com ele:

- Você está plantando em algum lugar? O que você tem semeado? O jardim da sua vida tem alguma beleza ou o mato tomou conta? Não é possível arrancar (colher) o que não se plantou.

- Você tem ajudado na cura ou a sua especialidade é a morte? As tuas decisões podem matar ou curar; as tuas palavras podem matar ou curar; a tua omissão pode matar, a tua comissão pode curar.

- Você tem construído ou ajudado a derrubar? Derrubar é sempre bem mais fácil que construir; não é preciso planta, planejamento ou recursos. Basta apenas um pouco de estupidez, que é um opcional de fábrica nos seres humanos.

- O choro ou o riso tem sido mais freqüente em sua vida? Esse tempo depende dos demais. Decisões corretas o levarão a tempos de maior alegria; decisões erradas e ociosidade com certeza trarão mais lágrimas.


Para nossa surpresa alguém tomou de volta para o seu controle o poder do nascimento e da morte e os colocou também à nossa disposição.

Se antes não podíamos escolher o ?tempo? de nascer ou morrer, agora, em Jesus, já podemos escolher morrer e nascer:

'Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida. Porque se fomos unidos com Ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição' Romanos 6:4-5.

'O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito, é espírito. Não te admires de eu te dizer: é necessário nascer de novo' João 3:6-7.

'Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer dá muito fruto' João 12:24.

Em Jesus, os dois tempos que haviam escapado ao nosso controle, nos foram devolvidos através da sua Graça, pelo mesmo Espírito podemos escolher nascer para uma nova vida e morrer para a velha criatura.

'Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá' - João 11:25.


Há tempo de nascer e tempo de morrer,
O momento exato de um e de outro não há como escolher,
Viver ou morrer no nosso controle não está, dia e hora exatos nem pensar,
onde e de que forma nem é bom imaginar.

Dois tempos essenciais esses, o da entrada e da saída,
Não nos foram dados para o melhor controle da nossa vida,
Nas mãos do Pai ficaram, por uma questão de sabedoria,
Não nos foram revelados, por misericórdia e simpatia.

Porém, um terceiro tempo, no nosso controle deve estar,
O tempo que temos para nesta terra ficar,
Podendo escolher o tempo de matar ou curar,
Discernir o tempo de arrancar ou plantar,

Entendendo que há tempo para rir e chorar,
Escolher o tempo de derrubar ou edificar,
Fazer isso é questão de sabedoria e lugar,
Sabendo, porém, que sobre esse tempo é que Deus há de nos julgar.

| Autor: Oswaldo Chirov | Divulgação: estudosgospel.com.br |

Nenhum comentário:

Postar um comentário