30/12/2013

ESCOLHAS X CONSEQUÊNCIAS


INTRODUÇÃO Sabemos que em tudo na nossa vida nós passamos por escolhas. E as escolhas fazem parte da nossa vida. A vida é cheia de escolhas. Escolhemos desde a roupa que iremos nos vestir até o curso que iremos fazer. Escolhemos nossos relacionamentos nossas amizades, nosso cônjuge e etc.. Enfim, os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. E o que você é hoje é consequência das escolhas que você fez no passado. Sendo assim as escolhas que você fizer hoje, também mudará o seu futuro. As Escrituras em muitos de seus textos relatam exemplos de escolhas que mudaram vidas e destinos. E através desses exemplos podemos também tirar algumas lições para as nossas próprias escolhas.

TEXTO 1° CO 1.27. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.


1° a escolha para a salvação.JS 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

(1° RS 18.21) Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada. No processo da salvação por Deus concedida, está o assunto da escolha individual. Depende de cada um decidir a quem servir continuamente. MT 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.


2° a escolha para o pecado.GN 3.1-7. Desde o principio da humanidade vemos que o Senhor nos deu o livre arbítrio de escolher. Porém o Senhor nos direciona sempre a obedecer a sua voz, porque da mesma forma que Ele dos deu a escolha certa, também nos dá a sabedoria para poder escolher da melhor maneira.


3° a escolha erradaMT 27.17-18 Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás ou Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que por inveja o haviam entregado.

O maior pecado de Pilatos foi transigir no que ele sabia que era verdadeiro e correto, por causa do seu cargo, nível social e proveito pessoal. Pilatos sabia que Cristo era inocente. Mesmo sabendo que entregaram a morte por inveja mandou crucificar a Cristo.


4° a escolha da desobediênciaJN 1.1-3 E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do Senhor.

Jonas foi chamado por Deus para advertir a Nínive concernente ao juízo divino que estava prestes a se abater sobre ela em consequência de seus muitos pecados Jonas fugiu da chamada divina, recusando-se a entregar a mensagem de Deus a Nínive, porque receava que os seus habitantes se arrependessem, e Deus os livrasse do juízo (ver 4.1,2).


5° a escolha da traiçãoMT 26.48 E o traidor tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. Judas recebeu 30 moedas de pratas dos sacerdotes romanos mais a cobrança de Deus foi tão grande que Judas foi se enforcar.


6° a escolha da santidadeDN 1.8. E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Daniel, servo que alcançou a vitória através da decisão tomada diante do Senhor de testemunhar do seu DEUS numa terra estranha. Preservou sua íntima comunhão com Deus, apesar de sua idade (tinha entre 12 a 14 anos) tomou uma posição de: “não se contaminar com as iguarias do rei de Babilônia”. Então disse Daniel… “v.12” “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos deem legumes a comer, e água para beber.” v.13 “então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei;…” v.14 “e ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.” v.15 “e, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores”.


7° a escolha de Davi1° SM 23.4 Então, os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem a teus olhos. E levantou-se Davi e, mansamente, cortou a orla do manto de Saul.


8° a escolha carnalGN 13.11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro.

As Escrituras declaram que “o SENHOR não vê como vê o homem” (1° SM 16.7). Ló viu somente a campina bem regada, de Sodoma. Deus viu os habitantes daquela cidade como “grandes pecadores” que eram Ló, ao deixar de discernir e aborrecer o mal trouxe morte e tragédia à sua própria família.


9° escolha boaLC 10.41-42. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.


Autor: Pr Sidnei Alves da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário