02/01/2014

O CAMINHO DA SALVAÇÃO


TODOS OS HOMENS precisam de salvação. É da vontade de Deus que todos sejam salvos, que todos vivam eternamente junto a Ele, no céu. Enquanto estivermos na Terra, temos chance de alcançarmos essa salvação que Deus nos oferece, porque "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16). O que fazer para ser salvo?

O primeiro passo - RECONHECIMENTO - Deve o homem reconhecer que é pecador, pois "TODOS PECARAM E DESTITUÍDOS ESTÃO DA GLÓRIA DE DEUS" (Rm 3.23). Através da desobediência do primeiro casal Adão e Eva, o pecado entrou no mundo e com o pecado a morte. Herdamos de Adão a natureza pecaminosa, também conhecida como pecado original. A semente do pecado foi implantada em nós, porque "semente gera semente da mesma espécie". O homem ficou propenso ao pecado. Somente Jesus, homem, não se contaminou com essa semente danosa porque Ele foi gerado pela semente de Deus. Exatamente por isso pôde pagar o preço de nossa redenção.

O segundo passo - ARREPENDIMENTO - O homem reconhece que é pecador e se arrepende de seus pe¬cados. O batismo de João Batista aquele que veio para preparar o caminho do Salvador era batismo de arrependimento: "Eu sou a voz do que clama no deserto. Endireitai o caminho do Senhor" (Jo 1.23). "Arre¬pendei vos, pois está próximo o reino dos céus" (Mt 3.2). Jesus iniciou Seu ministério usando a mesma exortação, ou seja, chamando todos ao arrependimento. O arrependimento precisa ser sincero. E não basta se arrepender; é indispensável deixar o pecado; não mais praticar os atos pecaminosos que vinha praticando; assumir uma posição segura e convicta de que não cometerá os mesmos erros. "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará miseri¬córdia” (Pv 28.13).

O terceiro passo - CONFISSÃO - "Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Rm 10.9 10). Somos salvos pela graça, mediante a fé (Ef 2.8-9). Isto significa dizer que você aceita o convite de Jesus, reconhecendo-O e aceitando-O como Senhor e Salvador. "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Ap 3.20). Confessar ao Senhor Jesus também significa dar exemplo de vida cristã, ser “luz do mundo e sal da terra”.

As conseqüências desses três passos - Ao aceitarmos o senhorio de Jesus, recebemos o Espírito Santo, no qual fomos selados (1 Co 6.19; Efésios 1.13); nossos pecados são perdoados (Atos 10.43; Rm 4.6-8); somos recebidos como filhos de Deus (Jo 1.12); se somos filhos, logo somos também herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Rm 8.17); passamos da morte espiritual para a vida espiritual (1 Jo 3.14); somos novas criaturas (2 Co 5.17); o diabo se afasta e não nos toca (Tg 4.7; 1 Jo 5.18); não estamos mais sujeitos às maldições (Jo 8.32,36); podemos usar o nome de Jesus para curar enfermos e expulsar demônios (Mc 16.17-18); a salvação nos leva a um relacionamento pessoal com nosso Pai e com Jesus como Senhor e Salvador (Mt 6.9; Jo 14.18-23); estamos livres da ira vindoura (Romanos 5.9; 1 Ts 1.10).

Permanecer no Caminho - "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós... Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto. Sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados no fogo e se queimam. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiser¬des, e vos será feito. Se guardardes os meus mandamentos, permanece¬reis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai, e permaneço no seu amor" (Jo 15.1 10).

Como vimos, o caminho é Jesus. Ele disse que é impossível ao homem ser salvo se não for através dele. "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM" (Jo 14.6). Portanto, "quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (Jo 3.18). Finalmente, guarde estas preciosas palavras de Jesus no seu coração: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14.15, 21).

Jesus, o único caminho: “E EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, PORQUE DEBAIXO DO CÉU NENHUM OUTRO NOME HÁ, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL IMPORTA QUE SEJAMOS SALVOS” (Atos 4.12).


Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário