14/12/2013

A PODEROSA ARMADURA DO CRISTÃO





A Poderosa armadura do Cristão



13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

O segredo de uma batalhar eficiente e vitoriosa, é começar em conformidade a palavra de Deus, usando toda a armadura.
Ninguém, pode lutar desesperado ou de qualquer maneira, a luta é uma arte que requer do lutador disciplina, regras e raciocínio.
Tanto no mundo físico ou espiritual, a exigência é a mesma, ou obedecem as regras, ou então ficará fora de combate.

Vejamos o que diz a Palavra:

Estai, pois, firmes, tendo...v /14
O verbo ter está no passado ou seja você já teve toda armadura, antes de qualquer coisa.
Para vencer, deve está preparado, e para isso, é preciso seguir ordens.

Sabemos que cada peça da vestimenta tem seu lugar, e seguem sequências de colocações. Elas não são colocadas no momento da luta, pois não haverá tempo para fazer isso, o adversário não dormita e com certeza golpeará seu oponente em todo tempo, pois anda buscando a quem possa tragar. lº Pe.5:8 em todo tempo.

Portanto é dever do lutador anteceder a armadura e viver preparado.
Cingir o lombo com a verdade, é a primeira peça a ser colocada.

O cingimento do lombo para o guerreiro é muito importante porque o mesmo da conforto para usar a outra peça da armadura, que é a couraça, como também da mobilidade na hora da luta.

O significado para nós, é que toda mentira e engano devem ser tiradas de nossa vida e posta a verdade.

Exemplo: Supertições, horoscópo, "mentira profissional" para fazer negócio, tradicões religiosa que nada vale, e pura aí vai...

Sem a verdade, o lutador não poderá usar a justiça. Prov.12:17 O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano.

Só veste a justiça vestindo a verdade primeiro. A Palavra diz em

llº Cor.13.8. Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.

Andar acreditando em tudo sem a luz da verdade, é tudo que o diabo que para imobilizar o lutador sem toca-lo no mesmo.

Cingir-se da verdade, é o início da armadura e o primeiro passo da preparação e o caminho do segundo passo.

Vestir a couraça da justiça, este é o segundo passo para o guerreiro.

O soldado sem a couraça ficará vulnerável a condenar o coração, a fonte da vida. Ela é relevante para o soldado.

A couraça é uma peça que a princípio mostrará desconfortável, mais com o cingimento ela funcionará muito bem, pois não haverá atrito com a carne.

A couraça representa a justiça de Deus, na carne ela não é comprendida, é por isso que o mundo desprovido da verdade de Deus não consegue entender. Como por exemplo: Amar aqueles que nos odeia, bendizer os que nos maldizem, perdoar 70 vezes 7, levar para o céu os pecadores que merecia ser condenado. Tudo isso é a justiça de Deus.

É com posse e prática da justiça de Deus que estaremos protegidos e salvos de condenar nossa vida.

Calçados os pés na preparação do evangelho da paz, este é o terceiro passo a ser tomado.

O guerreiro deve calçar os pés... Quem serviu o exército pode entender o quanto isso é importante.

O calçado o torna seguro para qualquer chão, propocionando-lhe, estabilidade ao corpo, condição de andar e pisar os obstáculo, como também, golpear fortemente o inimigo.

O evangelho significa boas novas de Deus aos homens, é impossível alguém sem calçar-lo ter estabilidade e segurança na vida espiritual e emocional, ou golpear o inimigo fortemente sem essa preparação.

Estar no evangelho é estar calçado em uma forte butina, onde a base de uma estrutura estará firme e protegida. Que é os pés. Sal.40:2.2 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

Tomando sobretudo o escudo da fé.

Nenhum soldado começa a batalha sem ter escudo, seria inutil.

O escudo é muito importante para o guerreiro. Trazendo a ele maior segurança.

O inimigo tem grande habilidade para lançar flechas acessas, dardos inflamável.

O escudo não deixa o soldado ser afetado, ele está sobre tudo como disse Paulo.

Assim é a fé, tudo começa por ela, a Bíblia afirma que tudo o que não é de fé é pecado. Ro.14:23.

Ro.1:17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

A fé é a ferramenta importantíssima para quem quer vencer e permanecer de pé diante de qualquer ataque na luta.

Tomai também o capacete da salvação.

A cabeça é o centro de controle do soldado, uma vez afetada, batalha encerrada.

O bom soldado anda com a cabeça protegida. O capacete é um escudo blindado para o principal membro do batalhador.

Os soldados Romanos viviam sempre de capacete, Abimeleque teve o crânio quebrado por não estar com o capacete. Jz.9:53 Porém uma mulher lançou um pedaço de uma mó (Pedra de triturar trigo) sobre a cabeça de Abimeleque; e quebrou-lhe o crânio.

O capacete é a fé salvífica, recebemos quando aceitamos Jesus como único e suficiente salvador de nossa alma, uma fez perdendo essa fé não há mais nada a fazer. Crer na salvação é sustentar uma esperança que nos faz lutar e superar qualquer obstáculo nesta vida. Viver sem o capacete da salvação, é viver a ecleticamente, crendo em tudo. É andar com crânio quebrado... totalmente alienado... em um de campo de batalha totalmente enfestado de inimigo.

Espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

A arma de golpear o inimigo é a espada, todo soldado ante de ir para a guerra entra em trenamento para adquirir habilidade com a essa arma, não importa apena ter-la, é preciso que o soldado saiba maneja-la. A intimidade com a arma de batalha fará com que o inimigo recue e saia ferido em todos as suas investidas.

Paulo disse para Timóteo...ll.Tim.2:15. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

O manejo de Jesus em Mt. 4:1-11 foi fantástico. É impressionante o número de Crente que tem vários anos na casa de Deus e não sabem nada a respeito da Bíblia.

Lutar sem a espada do Espírito, é ter a certeza que nunca vai acertar na luta.

Avançar em uma batalha sem a espada do Espírito, é abrir mão de um Espírito vitorioso.

Paulo apresenta a armadura de Deus usando cada peça de roupa de um soldado, como símbolo.

Mostrando aos irmãos a necessidade de ter todas as peças. Paulo não está falando literariamente ou imaginariamente, e sim simbolicamente.

Alguém anda por aí ensinando, que quando o inimigo vier, basta imaginar com a Espada do Espírito na mão, e golpea-lo com os movimentos dos braços e o inimigo não suportará.

Enganado está quem pensa desse jeito.

Temos que conhecer a Palavra, crer nela, e pratica-la, só assim seremos mais que vencedores, essa vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário