13/12/2013

O JUSTO TEM CARACTERÍSTICA DE OVELHA







Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
João 10.14
A Biblía nos compara a ovelha. Então falaremos desta comparação.
Características da ovelha


Dependência
Não se deitam se estiverem com medo, fome, brigadas com outras ovelhas, ou atacadas pelos insetos. Todas essas tensões fazem com que a ovelha não descanse.
Nada as tranquiliza mais do que ver o seu pastor. Então veja a dependência desse animal ao seu superior. Assim é a nossa vida, sem Deus nada podemos fazer, pois sempre depederemos dele. Jo.15.5.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Salmos 23 1.2.
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome


Discernimento
Um irmão contou que quando estava na África viu chegar um pastor com muitas ovelhas para beber água no lago, depois outro pastor também chegou e outro também e as ovelhas se juntaram todas no mesmo lago, e os pastores ficaram conversando e aí foi saindo um e chamando o seu rebanho e elas começaram a sairem atrás dele, isso aconteceu com o segundo pastor e com o terceiro. Existe servo que atende todas as vozes e isso só tem trazido prejuizo a vida desse servo. Ovelha que é ovelha conhecem a voz do seu Pastor. Cuidado com certo tipo de igreja que dá mais vez a revelação e profecia, e deixa a palavra de Deus de lado. Cuidado!
João 10:4.5 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.


Sábia para se alimentar
As ovelhas comem a erva, que encontram nos pastos por onde pastam, Não necessita de muitos suplementos alimentares e tem a característica de não estragar esse mesmo pasto, podendo voltar ao mesmo com apenas alguns dias de diferença, num sistema de rotatividade. veja que ela não comem tudo que acha pela frente, feito o bode que aquí no nordeste é chamado lixeiro do sertão. E não estraga o pastor onde se alimenta, isso mostra que o servo de Deus deve zelar pela igreja que faz parte. E que nela se alimenta
Domesticação
As ovelhas foram dos primeiros animais a ser domesticados, foi cerca de 9000 AC que se pensa terem acontecido as primeiras domesticaçõe e terem surgido os primeiros rebanhos.
Estes primeiros rebanhos surgiram no Médio Oriente, berço das primeiras civilizações e estenderam-se por toda a Europa e Ásia.
A facilidade de lidar com estes animais, a pele apetecivel para fazer aconchegos para os dias frios, e o leite disponivel quase em permanência, pode ter sido a motivação que levou à sua domesticação. O servo de Deus deve ser acessivo e fácil de lidar com todas as pessoas, pois tem também seus atrativos, como o fruto do Espirito Gal.5.22. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança a ovelha é o mais dócil dos animais, podendo-se com elas estabelecer laços de cumplicidade. Essa é a melhor forma de atrair as pessoas para o reino de Deus! Deixar em nós se manifestar o fruto do Espirito.


Resistência
A ovelha é um animal muito resistente, que suporta bem grandes variações térmicas e temperaturas extremas, seja frio ou calor. Este fator é fundamental para os agricultores das regiões mais desfavorecidas. Então podemos ver que esse animal pode suportar quais quer adversidade em sua vida, mantendo todo controle e superando o problema. E isso favorecem seu dono, dando-lhe segurança e condição de maior investimento na ovelha ou no rebanho. Qual a lição que tiramos para nossa vida? Devemos enfrentar adversidade como ovelhas de Deus e supera-los em nome de Jesus. Só assim alegraremos o coração de nosso Deus e recebemos credibilidade para realizamos toda a sua vontade. Ne.8.10.porque a alegria do SENHOR é a vossa força.


Produtiva
A tosquia das ovelhas, (produção de lã).
Estes animais têm ainda outras duas funções, de extrema importância, em termos comerciais.
Uma delas, é a produção de carne. A carne tem apreciadores espalhados pelos quatro cantos do mundo, sendo a Nova Zelândia o maior exportador mundial deste tipo de carne, o que representa uma enorme fatia das exportações deste país da Oceânia.
Outra, é a produção de leite, com o qual são feitos alguns dos queijos mais apreciados em todo o planeta. De leite de ovelha puro, ou com mistura de leite de cabra, o queijo representa também uma mais valia para os criadores desta espécie.
Veja que a lã desse animal esta envolvida com a sociedade tanto na economia quanto na moral e na saúde. Porquê? Porque na economia a sociedade movimenta bilhôes com o comércio de lã. Na moral ela serve para vestir a sociedade, e na saúde... Leva a sociedade a estar aquecida e protegida contra muitas doenças em tempos frios. Nossos frutos tem este poder, se realmente tomamos postura de ovelhas, Deus mudará a nossa sociedade. Sem falar do leite (e estar em nós) e é a palavra de Deus. Ela estrutura o organismo da sociedade levando acima de tudo ao crescimento da mesma. Também tem a carne (vida) da ovelha.
Ro.8.36. Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Segundo a palavra de Deus nós somos entregue todos os dias a morte pelo o crescimento e por amor ao seu reino. Essa produção é a mais cara e também a mais apreciada no mundo de Deus. Muitos dos nossos irmãos já foram para o matadouro e isso trousse um enriquecimento imenso para a fazenda (reino) de Deus. Neste site na página meditação tem alguns vídeo de irmãos que foram para o matadouro. Talvez a sua missão no reino deve ser produzir lã e leite, seja produtivo meu irmão. Mas, se for preciso da a sua vida (carne) fale como Paulo. At.20.24.
Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Conte com o próprio dono da fazenda ou melhor do reino (Jesus) Ele te ajudará no que for preciso ele tem todo devido rémedio para a ovelha. Jo 15.5.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Que Deus seja sempre seu refúgio nos momentos de aflição. Deus conhece as suas necessidades, Ele conhece o seu coração, Ele conhece a sua Luta...O bom lutador não desiste da batalha, mas ganha fôlego e ânimo e retorna a guerra. Não desista nunca de lutar, nem dos teus sonhos, porque ao cansado Deus da Força para Lutar, Ao abatido Ele dá ânimo para Vencer, ao triste Ele dá alegria de Viver. Abraço e até o proxímo.

Autor: Pr. Sivanildo Torquato Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário